Governo inicia cursos técnicos em Rio Branco, Plácido de Castro e Acrelândia

Aula inaugural para alunos de cursos técnicos realizada em Rio Branco (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Aula inaugural para alunos de cursos técnicos realizada em Rio Branco (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado continua expandindo os cursos técnicos para jovens que estudam em escolas públicas de nível médio. Nesta semana, tiveram início novos cursos para mais de 500 alunos de Rio Branco e do interior do Estado. A formação abrange as áreas técnicas de saúde, tecnologia da informação e serviços.

Nesta terça, 10, ocorreu a aula inaugural no Teatro Plácido de Castro, com a presença do secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen e do diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Marco Brandão.

A formação é uma iniciativa dos governos federal e do Acre, pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que conta com as parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Estado de Educação Esporte (SEE).

Os cursos são presenciais e ministrados por profissionais da rede IDM. Os alunos recebem vale transporte, lanche na unidade de ensino, material escolar e uniforme.

Marco Brandão, diretor-presidente do IDM destaca: “o Estado do Acre é um dos sete estados com a melhor educação do país. Hoje alcançamos os 22 municípios graças ao trabalho e foco do governo em priorizar a educação, que é o melhor caminho para proporcionar uma vida digna a todos”.

Segundo Daniel Zen, “os dados do índice de desenvolvimento no Acre tem melhorado significativamente nos últimos anos. É promissor cursar o ensino médio com o ensino profissionalizante, o Estado está  crescendo e precisa de pessoas qualificadas”.

Maria Sirlândia, 23 anos, moradora do bairro Adalberto Aragão, disse que escolheu fazer o curso técnico em enfermagem porque é o seu sonho. “Uma oportunidade única que o governo está dando para os que querem se profissionalizar. Sou casada, mãe de dois filhos e tenho que me virar para providenciar o sustento deles, hoje estudo em um horário, trabalho de diarista no outro, e nos finais de semana sou manicure, pretendo ser técnica em enfermagem porque quero mudar de vida”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter