Governo inicia cursos profissionalizantes em Capixaba

 Iniciantes do curso de padeiro confeiteiro em Capixaba (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Iniciantes do curso de padeiro confeiteiro em Capixaba (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Nesta semana governo do Estado iniciou cursos de formação inicial e continuada em Capixaba para 120 novos profissionais nas áreas padeiro confeiteiro, preparador de doces e conservas, cabelereiro, eletricista e instalador predial de baixa tensão, manicure e pedicure.

A formação é designada pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O governo do Acre oferta os cursos em parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Em Capixaba, a aula inaugural foi realizada pela coordenadora do Pronatec pelo IDM, Mara Lima, coordenador adjunto do Pronatec, Dácio Silva e a coordenadora do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, Glacimar Alves.

O oferecimento dos cursos já ocorreu nos 22 municípios do estado. Desde o segundo semestre de 2012 já foram capacitados para o mercado de trabalho mais de sete mil pessoas, das quais muitas já montaram seus pequenos empreendimentos e estão sendo inseridas no mercado socioprodutivo. Até o primeiro semestre de 2014 o governo do Acre pretende capacitar cerca de 20 mil novos profissionais.

Marilza do Nascimento 37 anos, mãe de seis filhos, disse que pretende fazer o curso para obter mais conhecimentos e se aperfeiçoar no ramo dos doces e conservas. “Tenho um ponto de venda de doces no calçadão de Capixaba, e sei que o governo vai fazer uma adequação do espaço exposição e venda com mais equipamentos”.

Michel Martins da Silva, 23 anos, morador de Capixaba, vai fazer o curso de eletricista predial de baixa tensão. Para Michel o curso veio em boa hora, “eu já gosto de trabalhar com eletricidade, e quero aprender mais para continuar nesse trabalho que dá um bom dinheiro. Temos que aproveitar a oportunidade, pois o governo está  abrindo as portas da formação profissional para todos os que querem melhorar de vida”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter