O ecoturismo é uma das vertentes da política de desenvolvimento sustentável do Acre, estado rico em biodiversidade, detentor de 87% de floresta preservada. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), tem estimulado o crescimento da atividade socioeconômica por meio dos planos de Turismo de Base Comunitária.
Nesta segunda-feira, 14, a equipe da Setul esteve na comunidade do Croa – região do Vale do Juruá – para realizar a avaliação do plano de turismo, construído no ano passado, com intuito de identificar avanços e desafios a serem superados.
“Estamos visitando os moradores, para aplicar o nosso questionário. Após essa avaliação, faremos uma nova oficina com a comunidade para apresentar os resultados e traçar os próximos passos”, destacou a secretária de Turismo, Rachel Moreira.
Com alto potencial de turismo de base comunitária, o Acre tem apostado no segmento como forma de desenvolver as localidades, gerando emprego e renda para os moradores da floresta. A atividade também resulta na conservação dos recursos naturais, uma vez que eles se apresentam como atrativos turísticos.
Recentemente, o estado sediou o Seminário Internacional de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia. O evento reuniu gestores do Brasil, Pan-Amazônia, Estados Unidos e Canadá, além de comunitários das unidades de conservação acreana.