A Comissão de Organização e Monitoramento do Programa de Boas Práticas de Consumo Sustentável na Administração Pública Estadual, instituída pelo Decreto 4.010 de junho de 2012, reuniu-se nesta terça, 24, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para debater as estratégias de implantação do programa junto aos órgãos estaduais.
A comissão é formada por diversos órgãos, sob a coordenação da Sema, e é responsável pela elaboração e implantação do programa que irá levar para dentro das instituições da administração do Estado práticas de consumo sustentável.
A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
O encontro foi marcado por um levantamento de atividades sustentáveis realizadas nos respectivos setores do governo, como redução do uso de copos descartáveis, reaproveitamento dos papeis de escritório e outras. Além dos pontos já alcançados, a comissão deliberou sobre sua forma de funcionamento e metas a serem alcançadas para atender ao disposto no decreto.
Para Fátima Silva, representante da Sema na Comissão, o decreto do governador Tião Viana vem fortalecer as diversas iniciativas já em curso nas secretarias, consolidando a inclusão das praticas sustentáveis na rotina administrativa governamental. “Nossa meta inicial é ter a coleta seletiva instituída em todos os órgãos de governo, para isso estamos realizando um levantamento da produção de resíduos e das iniciativas ambientais de cada local para fundamentar a elaboração de um projeto comum ao governo e que possa ser replicado inclusive nos municípios”, afirma.