O governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/AC), incentiva a organização social de agricultores familiares do Projeto de Assentamento Baixa Verde/Senador Guiomard, com vistas as suas inclusões nos Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para tanto, foi realizada reunião nesta sexta-feira, 24, com técnicos do órgão e mais de 60 trabalhadores rurais da comunidade Iquiri, em Senador Guiomard.
Os programas Pnae e PAA são políticas públicas do governo federal que asseguram a compra direta dos produtos da agricultura familiar, excluindo portanto a figura do atravessador. É gerenciado pelas secretarias municipal e estadual de Educação, com suporte técnico da Emater.
A extensionista da Emater, Maria do Carmo de Lira, enfatiza que a reunião atendeu solicitação dos próprios trabalhadores, que anseiam por informações sobre como acessar benefícios disponibilizados pelo poder público nas áreas de educação, abertura e recuperação de ramais, assistência técnica, destoca, produção de mudas, de alevinos de pequenos animais e orientação da Emater sobre o passo a passo para criarem a entidade que melhor os represente.
“A apresentou os serviços que podem ser ofertados em assistência técnica, demais programas por meio de parcerias. Mas sem dúvida, o principal anseio é a Criação de uma associação para que possam requerer benefícios sociais junto ao poder público”, concluiu a extensionista.
O agricultor familiar Rodérico Delmont considerou como positiva a presença do Estado para levar informação e ajudar o pequeno produtor, com incentivos à produção e demandas a fins para uma agricultura familiar forte.
“Estando devidamente organizados socialmente poderemos acessar programas de governo e nossa comunidade anseia por essas oportunidades”,