Modelo de delegacia contempla um padrão, definido pelo Estado
O Governo do Acre inaugurou no último sábado, 13, em Cruzeiro do Sul, região do Juruá, a nova Delegacia Geral de Polícia Civil. A unidade policial abrange um projeto de modernização e humanização da instituição, visando oferecer um atendimento mais rápido e moderno ao cidadão.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador em exercício, César Messias; os secretários Emylson Farias, da Polícia Civil; Carlos Alberto, da Articulação Política; o corregedor-geral adjunto Carlos Flávio Portela; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente Rômulo, representante do Exército Brasileiro, empresários, vereadores, delegado da Polícia Federal, agentes civis e policiais militares.
Conforme César Messias, muito ainda precisa ser feito pelo setor, mas o Acre nunca viu tanta atenção à segurança pública. "Aqui, na Polícia Civil, a realidade é outra. Trata-se de um novo conceito de segurança pública", destacou.
Ele lembrou que em breve sobrevoo, na região, é possível ver novas vilas crescendo no entorno de Cruzeiro do Sul, o que produz uma perspectiva de criação de novas comunidades. Locais, onde os avanços na segurança também precisam alcançar, para garantir a tranquilidade e manter a confiança que a população deposita no sistema.
As edificações da nova delegacia foram concebidas com ambientes bem divididos e climatizados, com quatro gabinetes para os delegados, sala de triagem, do chefe de equipe com segurança orgânica, de espera para usuários dos serviços policiais, cartórios funcionais, central de boletins de ocorrências, sala para reconhecimento, auditório e banheiros, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais. "É uma obra do tamanho do povo de Cruzeiro do Sul", observou o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.
Segundo ele, esse mesmo modelo de delegacia contempla um padrão, definido pelo Estado. As mudanças que serão implantadas naquela unidade policial, conforme o chefe de polícia, não serão apenas arquitetônicas, mas envolvem desde a divisão do espaço físico até uma modificação profunda nas rotinas internas da unidade policial o que possibilita melhorar o atendimento ao público. "A intenção do Governo é prestar boa qualidade de serviço à população em um ambiente digno à realização do trabalho policial", enfatizou Emylson. A Delegacia Geral está localizada estrategicamente na Rua Rego Barros, no centro da cidade e recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão.
O delegado geral comentou ainda que a Polícia Civil do Juruá recebeu do Governo, investimentos na área de capacitação, tais como; cursos de policiamento comunitário e de tiros. Em defesa pessoal com aquisição de coletes balísticos, pistolas e munição, além de barcos e viaturas. Emylson lembrou que a Sepc elevou de um, para seis, o número de delegados na região, contratou peritos e escrivães e implantou o IML, no município.
Essa sequência de ações permitiu que os serviços policiais alcançassem todos os pontos do Estado, pelas estradas e pelos rios. Emylson citou como exemplo as operações policiais bem articuladas, na região, que produziram ataques pontuais ao que chamou de "tripé do crime", ou seja, apreendeu armas, droga e dinheiro.
Emylson lembrou a "operação divisor", entre outras realizadas no Estado, que culminaram em mais de 720 prisões provenientes de investigação policial no Acre, em 2010. Destacou o empenho de cada um agente de polícia, que com muita dedicação apesar das condições adversas trouxeram, com competência, a instituição até os dias de hoje.
Reconhecimento
Para o delegado Elton Futigami, coordenador da regional de Polícia Civil do Juruá, fala-se muito sobre a violência e criminalidade na cidade, mas as pessoas devem levar em consideração que mais de 85% dos crimes contra a vida são elucidados pela polícia no Estado. Elton explicou também que os números de homicídios no Juruá foram reduzidos em 50% em 2010, numa comparação com as ocorrências de assassinato registradas no ano de 2009.
"Isso só foi possível, porque, a direção da Polícia Civil possibilitou as condições necessárias de trabalho para todos; agentes, delegados e escrivães"; observou o delegado coordenador Elton Futigami, ressaltando que a polícia vai intensificar suas ações para assegurar o fiel cumprimento da atividade-fim da Polícia Civil e melhor servir a comunidade.
Autoestima
"Quando entrei na Polícia Civil em 1970, encontrei como viatura, um velho Jeep; não havia comunicação por rádio, tínhamos apenas três armas de fogo, velhas, para suprir a delegacia, situação que se estendeu até a década de 80. Hoje, a realidade é outra, cada policial civil tem sua arma cautelada, rádio comunicador HT portátil e uma central de comunicação suporte, além de viaturas novas, caracterizadas e não", lembra o policial Luiz Ramos.
Também temos barcos para diligências nos rios. Antes fazíamos esse trabalho pedindo favor; à comerciantes e seringalistas; muitas vezes era a própria vítima quem pagava as despesas de viagens. "Outras alternativas eram às diligências a pé, pelos barrancos de rios, varadouros e trilhas, longas caminhadas que duravam até 17 dias", lembra o experiente policial.
Para Luiz Ramos as melhorias na Polícia Civil, começaram há cerca de 12 anos, tendo alcançado sua melhor performance em 2010, quando distribuiu armas de cano longo e curto, coletes e viaturas, além de uniformes e agora um excelente local para trabalhar. "Posso dizer com amor-próprio, que no final de carreira sinto orgulho de ser policial civil", disse Ramos, agente de polícia há mais de 29 anos.
FRASES
{xtypo_quote}Não queremos nossos jovens cometendo crimes; que Deus abençoe a todos.
Vereador Ribeiro{/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Estamos diante de uma grande obra, as mudanças na Polícia Civil vieram conforme prometeu o governador Binho.
Vereador Gilvan presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}A nova Delegacia Geral da Polícia Civil demonstra o equilíbrio e o respeito do Estado pelas pessoas.
Walter Teixeira Filho Promotor de Justiça {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Grandes vilas se formam no entorno de Cruzeiro do Sul, no futuro podem se tornarem novas cidades e polícia vai alcançar a todos.
César Messias Vice-governador do Acre {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}O fortalecimento dos serviços policiais mostra que o Estado está mais presente na vida dos cruzeirenses, a nova delegacia é um orgulho para nós comerciantes.
Marcos Vinicius presidente da Associação Comercial {/xtypo_quote}