Serviço de Assistência Especializada agora funciona no Hospital das Clínicas
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) ganhou um lar definitivo e agora faz parte do Hospital das Clínicas. O governador inaugurou na manhã desta quarta-feira, 4, o novo espaço, que dará, além de mais conforto aos pacientes, mais celeridade aos tratamentos, já que é integrado à enfermaria de infectologia e a todos os demais serviços oferecidos no complexo hospitalar.
O governador Tião Viana lembrou as dificuldades em melhorar o sistema de saúde e as lutas que fazem parte da área de infectologia, temida por todos e onerosa para o serviço público. “Somente com medicação para o serviço de assistência especializada são gastos por ano R$ 18 milhões. É um esforço muito grande que o governo do Estado faz. Temos medicações que cada dose custa R$ 4 mil e as pessoas têm acesso a isso. Nós estamos apertando o cinto de um lado para não faltar na saúde”, disse.
O SAE atende pacientes que fazem tratamento de hepatites virais, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. “Aqui nós temos mais espaço e maior resolutividade, já que daqui, se for necessário, é coletado sangue, encaminhado para internação ou outras especialidades médicas”, explicou a gerente do Serviço, Edna Maria Gonçalves.
Para ser atendido no SAE o paciente deve vir encaminhado do Pronto-Socorro ou das unidades de saúde, a não ser que ele tenha um exame que diagnostique as doenças que são tratadas no serviço. Testes rápidos de HIV e hepatite podem ser realizados sem necessidade de agendamento. Os exames duram, em média, 20 minutos, e oferecem o resultado na hora.
“Nossa, aqui a gente tem um ambiente melhor, dá a impressão que é inclusive mais higiênico. E tem mais conforto também. Eu comecei a fazer tratamento há cinco meses, ali no prédio provisório na ladeira da maternidade, e eu me sentia até constrangido em alguns momentos, porque era apertado demais. Esse espaço é moderno, confortável. A gente se sente melhor em sair de casa e vir para um ambiente assim, já que precisamos vir, que seja para um local agradável como esse”, disse o paciente Pedro de Oliveira Silva.
A secretária de Saúde, Suely Melo, lembrou algumas das transformações na área de saúde nos primeiros 120 dias de governo. “Percebo que a cada dia estamos melhorando nossos serviços. Este aqui é um trabalho bem elaborado, moderno e que dá suporte à nossa população. Nós ainda não temos a saúde que queremos e que merecemos, mas o governo está se esforçando ao máximo para chegar a esse resultado”, disse.
“A infectologia sempre foi o ‘patinho feio’, e o nosso sonho sempre foi juntar o ambulatório com a enfermaria. É um tratamento caro, demorado. Mas hoje é um dia histórico e eu fico feliz de ver este momento. Que a SAE tenha vida longa e que aqui a gente consiga aliviar aqui as dores da esperança”, comemorou o deputado estadual Eduardo Farias, que é médico infectologista.
Galeria de imagens