Governo inaugura Galpão de Cultura de Tarauacá

Fazedores de cultura e presidente da FEM participaram da solenidade de entrega do espaço

pblico_na_inaugurao.jpg

Produtores culturais e moradores de Tarauacá participaram da inauguração (Foto: Giovanni Acioly)

daniel_zen_galpo_de_cultura_de_tarauac.jpg

Presidente da FEM, Daniel Zen, na inauguração do espaço de cultura (Foto: Giovanni Acioly)

A ideia de descentralizar ações para que a sociedade civil dinamize os espaços culturais, por meio de projetos que tenham como conceito as diversas linguagens artísticas, vem se consolidando como politica cultural implementada pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Depois da inauguração do Teatro Barracão, que é Ponto de Cultura, resultado de convênio entre governo do Estado, através da FEM, e Federação de Teatro do Acre (FETAC), coordenado pelo Grupo de Olho na Coisa, surge o projeto do Galpão de Cultura de Tarauacá. O espaço foi inaugurado no último domingo, 6, com a presença de artistas de vários segmentos culturais, do presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen, da deputada federal Perpétua Almeida e do diretor da  Associação de Moradores da Cohab, professor Raimundo Accioly. A entidade é responsável pela gestão do espaço, cujos recursos são oriundos do Governo Federal, através de emenda parlamentar, com contrapartida do Governo do Estado, por meio da FEM.

"É importante essa parceria entre poder público e sociedade civil. Essa é mais uma experiência participativa da sociedade civil na gestão da política cultural, um somatório de esforços e compartilhamento de responsabilidades para a implementação e desenvolvimentos de programas culturais. Estamos criando com isso canais de participação e transparência na administração pública ao abrir a possibilidade efetiva de participação da sociedade nas ações governamentais", disse Daniel Zen.

O Galpão de Cultura permitirá o desenvolvimento e o diálogo entre os diversos segmentos artísticos do município. Comungando com o conceito do espaço, os fazedores de cultura de Tarauacá, entre eles, músicos, artistas plásticos, atores e diretores de teatro, artistas da dança, de circo e escritores compareceram à inauguração. Alguns aproveitaram para mostrar sua arte, por meio de apresentações culturais, caso do poeta Luzivan Alves, que recitou poesias em homenagem ao município e ao Bairro da Cohab. Outro talento foi Samile Silva, que com apenas 9 anos, mostrou sua irreverência com a música, numa apresentação tocando flauta acompanhada pelo seu pai Rogério Craveiro. O encerramento  da programação cultural aconteceu á noite com o show da banda Caro Jonh.

samile_silva_que_com_apenas_9_anos_mostrou_sua_irreverncia_com_a_msica.jpg

Talento em cena: Samile Silva, com apenas 9 anos, mostrou sua irreverência com a música (Foto: Giovanni Acioly)

Carol Di Deus, chefe do Departamento de Articulação das Artes da FEM, explica que o Galpão foi formatado para abrigar atividades artístico-culturais, procurando reafirmar a produção cultural do município. "O espaço nasceu de uma necessidade da própria comunidade, e a Associação de Moradores  pontuou essa demanda para que fosse realizado esse projeto que criasse esse espaço das artes. Isso demonstra um amadurecimento em termos de parcerias entre poder público e sociedade civil."

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter