Governo inaugura escola de ensino fundamental na Cidade do Povo

Só na Cidade do Povo serão construídas 23 escolas que devem atender de 50 a 60 mil pessoas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Só na Cidade do Povo serão construídas 23 escolas, que devem atender de 50 a 60 mil pessoas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Frei Heitor Maria Turrini é o nome da escola estadual de ensino fundamental inaugurada na manhã desta terça-feira, 12, pelo governador Tião Viana no empreendimento Cidade do Povo. Com um investimento de R$ 3,4 milhões, a unidade é responsável pela educação inicial de 1.154 alunos nos turnos da manhã e da tarde.

A cerimônia de inauguração reuniu representantes das secretarias de Estado de Educação (SEE), de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), de Habitação (Sehab), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Durante o evento, Tião Viana defendeu que a maior riqueza de um povo é a educação. Há 16 anos o governo do Acre trabalha na elaboração e execução de projetos que fortalecem a educação pública no Estado.

“É pelos professores, pelos servidores da escola, que nós estamos construindo uma geração de futuro. A geração da verdade, do respeito à vida, da paz, do direito a todas as crianças de constituírem um mundo melhor, de felicidade e cidadania. A educação é o melhor caminho para isso”, afirmou.

cidade_do_povo_card_obras_12-05-2015

O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, destacou que o programa habitacional Cidade do Povo é uma demonstração da seriedade e compromisso do governo, num projeto que reúne ações que não se voltam apenas para a educação, mas para a saúde, a segurança, a infraestrutura e a cidadania.

“Aqui teremos ao todo 23 escolas, que devem atender de 50 a 60 mil pessoas. São essas ações que fazem com que o Acre esteja colocado como o quarto melhor estado em qualidade de educação, e Rio Branco tenha o quinto melhor ensino do Brasil”, destacou.

O secretário de Educação, Marco Brandão, enfatizou que a unidade complementa as bases de futuro constituídas pelo governo para o povo do Acre. “Aqui estão a esperança e a oportunidade para um futuro melhor”, disse.

Gratidão ao governo e a Dilma Rousseff

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Além de trabalhar na escola, Maria também é moradora da Cidade do Povo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para a moradora Maria de Lourdes Oliveira, que também trabalha como merendeira na escola recém-inaugurada, o sentimento é de gratidão.

“Muita gente dizia que a Cidade do Povo não daria certo. E hoje ela está aí para todos nós. Um lugar digno para morarmos. Essa obra deu certo, graças ao trabalho e dedicação do governador Tião Viana e da presidente Dilma, que veio aqui pessoalmente entregar essas casas para a gente”, lembrou.

Antes do descerramento da placa inaugural, alguns alunos declamaram um poema, enaltecendo o significado da escola sob o olhar de Paulo Freire, em “A Escola é”. “(…) É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”, disseram, ao fim do fim do poema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter