Governo implanta protocolo de cirurgias seguras no AC

O protocolo de cirurgias seguras será lançado na segunda-feira, 22, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Protocolo de cirurgias seguras será lançado nesta segunda-feira, 22, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na Casa Civil, neste sábado, 20, o governado Tião Viana tratou da implantação do protocolo de cirurgias seguras no Acre, que será lançado na segunda-feira, 22, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

Esse é um protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já funciona em vários países. No HC, estará presente em todas as salas de cirurgia, fixado em placas em acrílico, indicando todo o protocolo para ser realizado antes, durante e depois das cirurgias.

“Com isso, iremos conferir a identidade do paciente. Se o paciente tem exames, a lateralidade das cirurgias, a questão da reserva de sangue e hemoderivados, além das vagas em UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, destacou a superintendente do HC, Juliana Quinteiro.

O gerente de assistência do HC, Denys Fujimoto, pontuou que esse é o núcleo que vai gerenciar atividades e programas para melhorar o atendimento com qualidade e segurança para os pacientes. “É um grupo novo que já começou a desenvolver diversas atividades para tentar garantir que o paciente seja bem atendido”, disse o médico.

O protocolo começa a ser seguido a partir desta segunda-feira, em todas as cirurgias. Ele depende da atuação da equipe médica e da equipe de enfermagem juntas dentro da sala operatória.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter