Governo homenageia personalidades com a Ordem da Estrela do Acre

Tião Viana entregou a comenda a pessoas que, por meio de seu trabalho, contribuem com desenvolvimento do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana entregou a comenda a pessoas que, por meio de seu trabalho, contribuem com desenvolvimento do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Personalidades que contribuem com o crescimento e a história do Acre foram homenageadas pelo governador Tião Viana na noite desta segunda-feira, 29, com a mais alta distinção concedida pelo governo do Estado: a Ordem da Estrela do Acre. O ato foi realizado no Palácio Rio Branco e contou com a presença dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, vice-presidente do Senado.

O governador Tião Viana, Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, fez a entrega das insígnias aos agraciados, acompanhado pela chefe da Casa Civil e chanceler da Ordem da Estrela do Acre, Márcia Regina Pereira.

“Esse é o nosso reconhecimento aqueles que nos orgulham pela dedicação. Tem tanta gente especial no Acre e hoje nós procuramos reconhecer algumas, outras foram reconhecidas em outros tempos e outros ainda serão, no futuro. Nós procuramos demonstrar que aqui é importante reconhecer e valorizar, fazer reverência e dizer que as pessoas são importantes em tudo que elas fazem, desde que o caminho seja da honra, da verdade, da simplicidade de um amor a vida em comunidade”, disse Tião Viana.

A emoção pela honraria

Entre os agraciados no grau de Grande Oficial estão o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Barros, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Ilson Pequeno Alves Júnior, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a deputada federal Perpétua Almeida e o reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Martins Kinpara – que não pôde comparecer à solenidade por estar fora do Estado.

“Recebo essa honraria com muita alegria e muito contentamento. Primeiro porque sou cidadão acreano de título outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado, e segundo porque passei 12 anos de minha vida no Acre. Aqui eu desenvolvi a minha parte humanista. O magistrado entra por meio de um concurso público, forjado em cima de seus livros, doutrinas e jurisprudência, e isso é muito frio. Mas aqui no Acre você aprende a ser gente, porque há cheiro de praça, cheiro de povo”, disse Ilson Pequeno.

A deputada Perpétua Almeida não escondeu a emoção, quando o senador Jorge Viana lembrou o senhor Francisco Batista, pai da parlamentar, que faleceu neste ano. O senador comentou que se fosse vivo seu Chico estaria feliz por ver a filha sendo homenageada uma dia após a data em que ela completou aniversário. Perpétua Almeida confirmou que era mesmo com grande emoção que recebia a honraria.

“É uma honra muito grande porque é a maior honraria do Estado e eu que já havia recebido todas as honrarias a nível federal, da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Defesa Nacional, do governo federal e tantas outras. Mas, nenhuma delas foi tão forte e tão emocionante como esta. É o sentimento da gente pertencendo cada vez mais ao Acre e o sentimento de acreanidade muito forte. Sou muito grata ao governador Tião Viana e desejar a ele um grande mandato”, declarou a parlamentar.

Com a insígnia do grau Comendador serão agraciadas 19 personalidades, entre elas líderes religiosos como os pastores Agostinho Gonçalves e Davi Santiago, o padre Luiz Ceppi, secretários de Estado como a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o secretário de Segurança, Reni Graebner, e outros chefes de instituições municipais e do Estado. Mais 11 pessoas foram escolhidas para receber a comenda no grau Oficial e cinco personalidades receberam a insígnia no grau Cavaleiro.

Untitled-3