Carne no mercado

Governo garante que alvarás de frigoríficos serão emitidos pelo Idaf

O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), garantiu nesta segunda-feira, 18, que os alvarás de funcionamento dos frigoríficos de todo o Acre serão emitidos e suas atividades serão desempenhadas normalmente.

Inspeção sanitária nos frigoríficos atesta a sanidade dos animais e garante a qualidade da carne (foto: arquivo Secom)

O Acre possui 17 frigoríficos e todos precisam receber fiscalização sanitária por parte do Idaf para o funcionamento de suas operações e assim abastecer o mercado.

Segundo o presidente do Idaf, Rogério Melo, o Instituto que estava com déficit de servidores para essa função recebeu a autorização do governador Gladson Cameli para a contratação de 15 novos médicos veterinários.

Agora, os médicos já nomeados se encontram em Rio Branco, onde realizarão uma capacitação durante toda terça e quarta-feira para estarem aptos aos procedimentos que serão prestados nos municípios de atuação, junto a renovação dos alvarás dos frigoríficos.

Ainda segundo, Rogério Melo, o Idaf deixa claro que a crise econômica do Estado limita o número de contratações, mas o governo tem feito o possível para contornar dentro da legalidade e da melhor maneira possível as dificuldades encontradas no seu quadro de funcionários que não começaram agora em 2019, mas existem há cerca de uma década pelo menos.

O governador Gladson Cameli está bastante sensibilizado com a situação do Idaf e sabe de sua importância junto ao projeto de desenvolver o agronegócio no Acre, contribuindo com as soluções junto ao Instituto. Além da contratação dos 15 médicos veterinários recentemente, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) está sendo parceira do Idaf, cedendo veterinários do seu quadro de pessoal. E o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec) já definiu que irá ajudar na contratação de agentes.

“Estamos operando com o mínimo de pessoal, mas em pouco mais de dois meses conseguimos contornar os problemas e o trabalho de inspeção dos frigoríficos não irá parar. O Estado garante que os alvarás de funcionamento serão emitidos”, conta o diretor-presidente do Idaf.