Governo garante melhorias para os moradores do Antimary

Entre os principais problemas apresentados pela comunidade está a questão de acesso à Saúde, Educação, melhorias de ramal, documentação da terra e o manejo florestal (Foto: Rutembergue Crispim/Sedens)

Entre os principais problemas apresentados pela comunidade está a questão de acesso à Saúde, Educação, melhorias de ramal, documentação da terra e o manejo florestal (Foto: Rutembergue Crispim/Sedens)

Uma reunião entre representantes do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e representantes de três associações da Floresta Estadual do Antimary, realizada na última sexta-feira, 11, marcou o início de um novo tempo para a comunidade.

Durante todo o dia, os moradores de várias comunidades, membros das associações Verdes Florestas do Igarapé Sossego; Unidos da Floresta do Antimary e da Associação dos Seringueiros da Floresta do Antimary, conversaram com o secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães, com o secretário-adjunto, Fábio Vaz, com o prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles e com técnicos, apresentando suas reivindicações e buscando soluções para os principais problemas da comunidade.

Ao final, os mais de 50 moradores agradeceram a presença dos representantes do Governo do Estado e se comprometeram a trabalhar em parceria, garantindo assim a concretização de ações

Leia Mais

Governador entrega filtros e máquinas de costura para mulheres do Antimary

Protocolo prevê criação de Centros Comunitários para comunidades isoladas

Acre é referência nacional em licenciamento de manejo florestal comunitário

Conselho da Floresta do Antimary se reúne para definir ações que serão tomadas na reserva

que beneficiem toda a comunidade.

 

“Nós ficamos satisfeitos com esse encontro. Tivemos a oportunidade de apresentar nossos problemas e já ouvimos respostas positivas para muitas reivindicações. Isso é muito importante, porque estávamos sem nenhuma esperança, mas agora, estamos otimistas”, afirmou o presidente da Associação Verdes Florestas do Igarapé Sossego, Marivaldo Rodrigues.

Entre os principais problemas apresentados pela comunidade está a questão de acesso à Saúde, Educação, melhorias de ramal, documentação da terra e o manejo florestal. Num gesto que chamou a atenção dos moradores, o secretário Edvaldo Magalhães fez questão de discutir cada problema com eles.

A cada problema apresentado, Edvaldo e sua equipe apresentavam soluções e discutiam com a comunidade. “Nós queremos manter uma relação de respeito, sinceridade e responsabilidade. Aquilo que temos a solução imediata nós apresentamos. Outros problemas vamos resolver aos poucos, mas tudo com a concordância dos moradores”, explicou o secretário.

Em parceria com a prefeitura de Bujari, o Governo do Estado vai trabalhar já a partir dos próximos dias na abertura e recuperação de 51 quilômetros de ramal. Também ficou acertado que a Prefeitura de Buajri vai enviar, uma vez por mês, uma equipe de médicos e enfermeiros para a realização de atendimento na comunidade.

“Também decidimos que vamos ter um agente de saúde aqui na sede, para auxiliar nos casos de enfermidades. Para melhorar ainda mais esse relacionamento com a comunidade, teremos agora, uma pessoa responsável aqui na sede, que ficará sempre em contato com nossa equipe. O certo é que vamos caminhar lado a lado com a comunidade”, afirmou o prefeito Edvaldo Teles.

O Governo do Estado também garantiu benefícios na área da Educação. Na próxima terça-feira, 15, representantes das secretarias de Educação de Bujari e do Estado, se reúnem para buscar uma solução para o retorno das aulas para alunos do quinto ao nono ano do Ensino Médio.

Para os moradores, a reunião foi importante não somente pelos benefícios na Saúde, Educação, Esporte, Luz para Todos, Produção Familiar, entre outros, mas também pela oportunidade de iniciar um relacionamento aberto e direto com o Governo do Estado, através da Sedens. O presidente da Associação Unidos da Floresta do Antimary, João Camilo de Assis, e a presidenta da Associação dos Seringueiros da Floresta do Antimary, Raimunda Souza, agradeceram a presença do secretário Edvaldo Magalhães e sua equipe e se comprometeram em trabalhar em parceria com o Governo do Estado, buscando melhorias para a comunidade.

Uma nova reunião, com a presença do secretário Edvaldo Magalhães e de sua equipe, com os moradores do Antimary, ficou marcada para o final de maio. A intenção é que os encontros aconteçam frequentemente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter