Em parceria com outras instituições, Governo ofereceu 27 cursos profissionalizantes em 13 municípios
“Esse curso representa o início de uma nova fase em minha vida. Estou muito animada e quero colocar em prática tudo que aprendi”. A afirmação da produtora Kelly Cristina Castro, que mora em uma colônia na BR-317, sentido Rio Branco/Boca do Acre, resume a importância dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado em parceria com o Senac, Sest/Senat, Senar, Senai e APAE, encerrados nesta quarta-feira, 25.
Os cursos foram oferecidos em 13 municípios contemplando 520 pessoas que participaram de 27 cursos profissionalizantes. A maioria, antes mesmo do término do curso, já estava com vaga garantida no mercado de trabalho.
Oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq), os cursos foram realizados em parceria com empresas da Capital e do interior, possibilitando assim, que os alunos tivessem o máximo de aulas práticas.
“É um momento muito importante para todos nós. Fiz o curso de mestre de obra e agora quero iniciar meus trabalhos. Estou muito motivada e sei que tudo que aprendi será importante para melhorar minha qualidade de vida”, disse Maria das Graças Melo.
Para o representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Inácio Alves, os cursos representam o desejo do Governo do Estado de garantir oportunidade para que milhares de pessoas que estão desempregadas possam se capacitar para o mercado do trabalho.
Ele revelou que outros cursos estão programados e que a expectativa é atingir um número maior de pessoas. “Esse é um desejo do governador Tião Viana que está priorizando a geração de emprego”, afirmou.
Inácio Alves lembrou ainda que muitos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. A diretora do Departamento de Mobilização para o Trabalho, Heloísa Pantoja, destacou a dedicação dos professores e dos alunos durante os cursos.
A solenidade de entrega dos diplomas, que foi realizada no auditório do Sest/Senat, contou com a participação de representantes do Senar, Apae, Senac, Senai, Setem, empresários e do presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima.
{xtypo_rounded2}
Mestre de Obras; Pedreiro; Pintor; Eletricista de Alta e Baixa Tensão; Instalador predial; Panificação e Confeitaria; Mecânica de Motos; Armador de Ferro; Assentador de Esquadria; Operador de Retro Escavadeira; Montagem e Manutenção de Computadores; Assistente Administrativo; Forro de Gesso; Operador de caixa com Informática Básica; Tratorista; Vendedor Interno; Administração para MPE’s; Confeitaria Fina; Culinária Regional; Pães e Massas; Farinha de Qualidade; Piscicultura; Operação e Manutenção de máquinas agrícolas; Avicultura; Derivados do leite; Horticultura e Auxiliar de Serviços Gerais.{/xtypo_rounded2}