Ramal é grande produtor agrícola e abastece Cruzeiro do Sul
O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) iniciou nesta semana o asfaltamento de atoleiros e ladeiras num trecho de aproximadamente 15 km do ramal Pentecostes, um dos mais importantes ramais do município de Cruzeiro do Sul. Região de grande produção de farinha e produtos agrícolas, especialmente frutas, o Pentecostes abastece Cruzeiro do Sul, mas durante o período chuvoso há vários gargalos em atoleiros e ladeiras que impedem a saída dos produtos.
Com o asfaltamento dos principais pontos em que ocorre a paralisação do tráfego de veículos – como é o caso das ladeiras e dos baixos onde aparecem os atoleiros – o tráfego não sofrerá interrupções durante o período de chuvas. O total dos trechos asfaltados somará entre 03 a 04 km e compreende o percurso que vai da entrada do ramal até a localidade de Santa Luzia.
Segundo o diretor local do Deracre, Josinaldo Batista, o Governo do Estado priorizou investir no ramal do Pentecostes, por ser região de grande produção de alimentos e com muitos moradores. Até agora já foram asfaltados trechos que somam 1.500 metros e o trabalho deve prosseguir até outubro, beneficiando todos os pontos críticos até a localidade de Santa Luzia, contemplando assim a maioria dos moradores do ramal.
Ainda segundo informação do diretor do Deracre, também estão sendo colocadas linhas de drenagem e bueiros no trecho beneficiado, ao todo, já foram instalados 36 metros de tubos para escoamento das águas.
Produtores satisfeitos
O morador do ramal, Dácio Melo, ficou satisfeito com a intervenção nos pontos críticos. Ele conta que alguns produtores chegavam a ficar ilhados por três meses durante o inverno e que isso agora vai ter um fim e sua produção poderá ser colocada no mercado. Edson Silva é outro produtor do ramal. Ele conta que mora no ramal desde criança e sempre acompanhou as dificuldades dos produtores. "Agora vai melhorar" – disse.
Galeria de imagens