Governo garante abastecimento de combustíveis e bens de consumo

[rev_slider abastecimento]

O governo do Acre, em parceria com o governo federal, instituições públicas e a iniciativa privada, montou um esquema especial para garantir o abastecimento de combustíveis, gás de cozinha, hortifrutigranjeiros e bens de consumo. Na manhã da última quinta-feira, 13, sete balsas atracaram no porto de Cruzeiro do Sul, trazendo aproximadamente 12 milhões de litros de gasolina, etanol, diesel comum e 60 mil sacas de cimento.

As balsas  com combustíveis e outros produtos saem de Manaus, capital do Amazonas, e levam cerca de quinze dias para chegar ao Vale do Juruá. Diariamente diversos caminhões, vindos de Rondônia, carregados com combustível chegam para abastecer os postos da capital com diesel S-10. Com o procedimento concluído, eles seguem para Cruzeiro do Sul, reabastecem e retornam a Rio Branco trazendo gasolina, etanol e diesel comum.

João Rodrigues, motorista, disse que os veículos que transportam combustíveis têm prioridade na travessia da balsa e que os caminhões são escoltados  em todos os trechos alagados. “A Defesa Civil nos auxiliou durante a travessia da balsa e nas partes interditadas. Nós descarregamos o combustível em Rio Branco, seguimos para reabastecer na base da Petrobras em Cruzeiro do Sul e daqui retornaremos à capital com mais combustível”, afirmou.

César Messias, vice-governador, acompanha de perto todo o processo de chegada e descarregamento das balsas. Ele explica que o limite de carga na BR-364 foi alterado e que os caminhões circulam por força do decreto de emergência, assinado no mês de fevereiro pelo governador Tião Viana. “Os caminhões saem daqui todos os dias carregados com combustível. É uma medida extrema, mas o procedimento é necessário. A BR-364 está concluída e se tornou essencial para o Acre”, afirmou.

Outra base de armazenamento de combustíveis está em fase final de construção em Cruzeiro do Sul.  Quando estiver pronta, deve ampliar em dez vezes a capacidade dos reservatórios acreanos.