Governo fortalece produção familiar investindo na cadeia produtiva do amendoim

Cerca de 600 famílias de produtores familiares da região de Senador Guiomard, Plácido de Castro e entorno de Rio Branco são beneficiados com um investimento de quase R$ 800 mil na aquisição de maquinas agrícolas e secadora e beneficiadora de amendoim, que foram entregues nesta quinta-feira, 27, pelo secretário de Produção, Lourival Marques. Os recursos são resultado de emenda parlamentar do ex-senador e hoje governador do Acre, Tião Viana.

O governo do estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap), adquiriu três tratores, duas grades aradoras, duas plantadeiras, um secador rotativo e uma máquina de limpeza e beneficiamento de amendoim. Os equipamentos vão atender, em quatro anos, 600 famílias no plantio mecanizado de 1.200 hectares do amendoim. Serão 300 hectares por ano, nos municípios de Senador Guiomard e entorno de Rio Branco.

 

Cerca de 600 famílias de produtores familiares da região de Senador Guiomard, Plácido de Castro e entorno de Rio Branco são beneficiados com o investimento do governo (Foto: Assessoria Seaprof)

Cerca de 600 famílias de produtores familiares da região de Senador Guiomard, Plácido de Castro e entorno de Rio Branco são beneficiados com o investimento do governo (Foto: Assessoria Seaprof)

“A mecanização é fundamental para o crescimento da produção agrícola do estado e o governador Tião Viana tem investido fortemente também na infraestrutura necessária. Além da mecanização para plantio e colheita, o setor tem recebido incentivo com a melhoria e modernização em beneficiamento e também em armazenamento”, afirmou Lourival Marques.

 

Representantes das comunidades Gleba F, Reserva Santa Maria, Projeto de Assentamento Limeira, Baixa Verde e adjacências participaram da entrega das máquinas na manhã desta quinta-feira, no armazém da Cageacre, localizado na Vila Campinas.

Manoel Marciano Fontenele Neto, produtor da Reserva Santa Maria, em Senador Guiomard, plantou dois hectares de amendoim em 2011 que resultou em 340 sacas de 30 quilos. Na hora de vender ainda em coco, sem beneficiamento, só conseguiu o preço de R$ 3,00 o quilo. “Com o beneficiamento meu produto teria mais valor”, argumenta.

 

Os equipamentos vão atender, em quatro anos, 600 famílias no plantio mecanizado do amendoim (Foto: Assessoria Seaprof)

Os equipamentos vão atender, em quatro anos, 600 famílias no plantio mecanizado do amendoim (Foto: Assessoria Seaprof)

O produtor Manoel Marciano afirma que com os tratadores, aradoras e plantadeiras o manejo da cultura do amendoim vai render mais. “Com o secador e a beneficiadora o nosso produto vai ter mais valor e nós vamos ter mais tempo para investir em outras culturas também”, acredita.

 

Nessa região, as famílias de produtores familiares também já estão sendo beneficiadas com a destoca e aradagem para recuperação de áreas degradadas que faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que também utiliza o cultivo consorciado de grãos com as leguminosas, especialmente a mucuna dos tipos preta e branca, o que dá mais qualidade à produção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter