Nesta quinta-feira, 7, a Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) reafirmou mais uma vez o compromisso de tornar o Acre um grande produtor agrícola por meio da parceria com produtores rurais e prefeituras do interior do estado.
José Carlos Reis, gestor da Seap, recebeu em seu gabinete a visita do prefeito de Rodrigues Alves, Ernilson Freitas, o Burica, para discutir os investimentos que o governo pode fazer na área da produção rural.
Entre as culturas que já estão sendo desenvolvidas na região e podem ser potencializadas estão o plantio de coco, o cultivo do milho e a bacia leiteira.
Outras culturas devem ser fomentadas como a proposta da construção de um viveiro para a produção de mudas de guaraná, já que existem indústrias que produzem a bebida na região do Juruá. O plantio de laranja também esteve em pauta, além da possibilidade da instalação de uma miniusina de beneficiamento de cana de açúcar.
“Estamos aqui para agradecer ao governo pela inciativa de discutir as alternativas para o crescimento da produção agrícola. Temos a certeza que com essa parceria a vida do morador da zona rural vai melhorar”, afirma o prefeito.
O potencial agrícola de Rodrigues Alves é enorme. Dos mais de 16 mil habitantes, segundo números da prefeitura, cerca de 80% moram na zona rural. O município possui 14 projetos de assentamento e mil quilômetros de ramais.
“Esse é o novo Acre que o governador Tião Viana está desenhando, que cresce sua produção agrícola a cada dia e melhora a vida de quem mora no campo. Estamos envolvendo produtores, associações, cooperativas e as prefeituras, que possuem um papel de muita importância nessa parceria”, destaca Reis.