O governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta sexta, 18, uma reunião com os representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Universidade Federal doa Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Defesa Civil Estadual e Municipal e Instituto Evandro Chagas, com o objetivo de firmar parceria com os órgãos para o monitoramento da qualidade da água do rios acreanos.
Nesta segunda visita da ANA ao Acre, foram discutidos a validação da Rede Nacional de Qualidade da Água, os custos de operação da rede, a definição das responsabilidades de cada parceiro e os compromissos da ANA para a implantação da rede.
Segundo Glauco Feitosa, chefe da divisão de Recursos Hídricos do Imac, o órgão tem o papel de realizar as atividades de campo, como a coleta, que vai ser de fundamental importância para o controle do monitoramento das águas no Estado”, afirmou.
De acordo com a especialista de recursos hídricos da ANA Viviane Pineli, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente é que define os parceiros que irão auxiliar na implementação da rede.
A professora de Biologia da Ufac Maria Rosélia destaca que a instituição já vem com uma parceria de longos anos com o governo do Estado. “A parceria é importante porque a Universidade Federal do Acre tem um laboratório que trabalha com a análise da água voltada para o meio ambiente. Com isso, a academia vai trabalhar fazendo análise de nutrientes nos parâmetros de análise em parceria com a Sema. A Ufac tem a preocupação de dar continuidade ao projeto”, relatou Rosélia.