O SOS Quelônios é um projeto que o governo apoia há 16 anos, para garantir o repovoamento e a preservação de espécies, sobretudo de tracajás no Rio Abunã, entre as cidades de Plácido de Castro e Acrelândia. Em reunião com a coordenação do projeto e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) nesta segunda-feira, 27, na Casa Civil, o governador Tião Viana assegurou manter o apoio para fortalecer as ações do projeto.
O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, conta que no local as espécies praticamente repovoaram o rio, graças ao trabalho anual realizado pelo SOS Quelônios, em parceria com o governo e demais instituições envolvidas.
“O processo é cauteloso, as pessoas pegam os ovos para comer, então a equipe age fazendo a coleta prévia para depositá-los na sede do projeto [na praia-base], e lá eles ficam até o período da eclosão”, explicou o gestor.
O trabalho realizado em favor dos quelônios é de extrema relevância. Trata-se de um grupo comunitário que, do ponto de vista ambiental, realiza uma ação propositiva e positiva para o meio ambiente. O SOS Quelônios tem o apoio de vários órgãos do governo da área ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Prefeitura de Acrelândia.
A coordenadora do projeto, Caroline Bastos, explicou como o trabalho é executado pela equipe e destacou a relevância dos resultados.
“Nós pegamos os ovos, plantamos na praia-base e eles ficam lá até o período de eclosão, que dura entre 40 e 45 dias, mais ou menos. Com isso, estamos salvando os tracajás e trazendo-os de novo para o seu habitat, o que resulta em uma atividade importante de preservação”, explica a coordenadora.