O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), realizou nesta semana, em Rio Branco, a formação de novos Técnicos em Multimeios Didáticos pelo Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores não Docentes da Educação (Profuncionário).
A formação é realizada pelos governos federal e do Estado, com o apoio das prefeituras municipais, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores do Acre (Sinteac) e Conselho Estadual de Educação.
O governo valoriza os profissionais em educação, realizando a elevação da escolaridade, onde mais de 1600 profissionais já receberam a formação. Essa é a continuação de um trabalho desenvolvido desde a gestão dos governadores Jorge Viana e Binho Marques, que efetivaram a formação em nível superior de todos os docentes das redes estadual e municipal de ensino.
Antes havia servidores com a formação de ensino fundamental que eram denominados de apoio escolar. Atualmente, com elevação da escolaridade, eles são reconhecidos como profissionais da educação, participantes diretamente do processo de ensino-aprendizagem efetivado nas escolas. Tiveram a oportunidade de se qualificar os profissionais que trabalham na merenda escolar, secretaria escolar, vigilância e serviços gerais.
O mundo Vive uma nova realidade onde a tecnologia está integrada ao processo de educação, com uma nova construção de vida e de conhecimento dentro desse contexto dinâmico de ensino, dos quais há a necessidade de se inserir para atualizar suas práticas junto à comunidade escolar.
Com a formação, os servidores desenvolvem as atividades técnicas e didáticas junto aos profissionais de ensino, com mais qualidade e harmonia na convivência com os alunos e a comunidade.
Segundo a formanda Raimunda Nonata de Lima, “o governo tem trabalhado muito para que haja uma educação de qualidade, nos valoriza enquanto servidores e melhora a vida das pessoas do nosso estado. Tivemos crescimento profissional e somos gratos pela qualificação que também nos trará benefícios financeiros”.
Para Antonia de Araújo, o curso foi muito bom. “Estudar amplia os horizontes, tivemos profissionais de excelência. Estamos preparados para trabalhar com os muitos recursos de ensino e prontos para ajudar a formar uma consciência crítica e contribuir para um melhor aprendizado dos nossos alunos”.
“Temos que continuar a aprender, e o conhecimento é o que nos move, nos resignifica. Estudar é um desafio, um compromisso que temos que assumir, com o propósito de contribuir para a melhoria da sociedade, e o governo nos delega executar a formação que faz parte da construção dos sonhos dos acreanos”, afirma o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão.