Governo forma primeira turma de Educação à Distância do Acre

Iniciativa garantiu ensino superior para 800 professores de 19 municípios

formandos_de_pedagogia_de_465454545brasilia_18-07-2006_002.jpg
 

formandos_de_pedagogia_de_brasiliasdwsdssawa_18-07-2006_004.jpg

Docentes são os primeiros a se formarem no curso de Pedagogia à distância oferecido pelo Governo do Estado em parceria com a UnB (Fotos: Assessoria/SEE)

A rede pública de ensino do Acre vai ganhar mais um reforço significativo na próxima semana. Cerca de 800 professores de 19 municípios do Estado concluem o Curso de Pedagogia. Os docentes compõem as primeiras turmas a se formarem na modalidade à distância oferecido gratuitamente através da parceria entre o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação e a Universidade de Brasília(UnB).

Os formandos de Cruzeiro do Sul e Xapuri serão os primeiros a receberem o diploma em cerimônia que acontece simultaneamente nos dois municípios nesta segunda-feira, 15, às 18 horas. As turmas de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Taumaturgo também recebem o diploma em Cruzeiro do Sul e os de Capixaba em Xapuri.Entre os dias 16 e 19 ocorrem as graduações dos municípios de Epitaciolândia,Senador Guiomard, Assis Brasil, Tarauacá, Feijó, Jordão , Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Brasiléia, e finalizando com a de Porto Acre , Bujari e  Rio Branco.

Durante os três anos de vida acadêmica, as atividades foram desenvolvidas da seguinte forma: 40% de aprendizagem via internet em plataforma construída especialmente para este tipo de curso, 30% com aulas presenciais, que significa a interação direta do aluno e seu tutor, e o restante com produção de relatórios construídos das práticas pedagógicas , já que todos exercem a docência.

De acordo com a coordenadora de Ensino Superior da SEE, Nilzete Melo, uma das principais vantagens desta modalidade de ensino é a inserção dos profissionais nas novas tecnologias e a democratização do conhecimento, já que ela desconhece  barreiras geográficas, além do baixo custo e flexibilidade de horário. "Uma das principais dificuldades no início foi à adaptação às novas tecnologias, mas que foi superada muito rapidamente, pois houve muito suporte e apoio da SEE no sentido de oferecer capacitação na área", revela.

Iniciado em 2007, os cursos de graduação à distância para os professores da rede pública do Acre exigiram investimentos por parte do Governo em infra-estrutura tecnológica e espaços adequados para atender os requisitos básicos da proposta do curso, como rede de computadores ligados à internet, material didático, além de mobilizar recursos humanos e educacionais. Apenas no convênio entre a Secretaria de Educação e a UnB, para a realização do curso de Pedagogia foram investidos mais de R$ 6 milhões.

Para o coordenador de ensino da secretaria de Educação, Josenir Calixto, o impacto da qualificação dos docentes promove melhorias significativas para a qualidade do ensino e vida dos docentes. "Essa conquista vai resultar num maior domínio do conhecimento para se trabalhar com os alunos, além de melhoria salarial, o que permite  maior acesso a bens culturais repercutindo no ambiente escolar e na vida do aluno", afirma.

Com a formação destes profissionais, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa rumo à formação de todo o seu quadro de docentes com nível superior, que continua com os programas de formação inicial dos professores da zona rural, de difícil acesso, e de mais uma turma de Pedagogia na zona urbana, o que representa aproximadamente cinco mil beneficiados que concluem em março de 2011. Somando-se todos os esforços feitos para garantir o acesso dos docentes a um curso superior, o número chega a dez mil profissionais, o que credencia o Acre como um dos poucos estados a ter cem por cento dos professores da rede estadual qualificados com ensino superior.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter