Governo forma alunos do curso de designer e apresenta exposição Acre Made in Amazonia

Governo do Acre e Politécnico de Milão encerram primeiro curso de designer de móveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governo do Acre e Politécnico de Milão encerram primeiro curso de designer de móveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Foi com grande orgulho que o governador Tião Viana e a primeira-dama Marlúcia Cândida apresentaram na noite desta sexta-feira, 27, o encerramento do curso de Designer de Móveis do Politécnico de Milão em parceria com o governo do Acre. A cerimônia aconteceu no Theatro Hélio Melo e contou com a entrega dos certificados aos formandos e abertura da exposição Acre Made in Amazônia, que traz os projetos desenvolvidos pelos alunos, uma bela linha de móveis.

O curso teve duração de nove meses e contou com 35 alunos. Ao todo, dez coleções foram desenvolvidas, mesmo que apenas quatro estivessem previstas na grade de estudos. A maioria dos participantes são jovens marceneiros e estudantes de arquitetura, que tiveram uma oportunidade a mais de se especializar. O aluno Erinar de Albuquerque conta : “Quero agradecer aos professores que nos trouxeram esse conhecimento. Eu não sabia que ser designer era tão difícil, e hoje brincamos que nossa mente já vê uma utilização para qualquer material que encontramos, até pela rua”.

Governador Tião Viana entrou certificados aos formandos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador Tião Viana entrou certificados aos formandos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A primeira-dama Marlúcia Cândida não escondeu a emoção por ver o curso que trouxe para o Acre formando sua primeira turma. “Sempre que nos reunimos para falar desse assunto, nós falamos de avanços. Esse curso foi feito por pessoas que acreditaram. E hoje aqui o resultado é de vocês, tem o amor e a marca de vocês”, disse Marlúcia. Já o governador Tião Viana afirmou: “Hoje eu estou aqui muito mais para aplaudir esse trabalho realizado por vocês. O que vemos é uma realização à frente do nosso tempo. Pegamos a magia da nossa cultura e acrescentamos aquilo que apenas a academia é capaz. O resultado está excelente”.

O governador também exaltou a possibilidade de novos negócios sustentáveis que o curso pode trazer, principalmente na agregação de valor à madeira acreana. De passagem pelo Acre especialmente para o encerramento, o diretor do Politécnico de Milão, Arturo Bellavitis, admite: “Quando chego no Acre é como estar em casa. O politécnico está completando 105 anos em 2013 e já trabalhamos em diversos estados do Brasil, mas esse projeto do Acre é especial. Todas as pessoas da Escola Politécnica que passaram por aqui foram envolvidas por essa visão”.

Primeira-dama Marlúcia Cândida diz que próxima turma de designer terá 50 vagas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Primeira-dama Marlúcia Cândida diz que próxima turma de designer terá 50 vagas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre os parceiros do governo para a realização do curso está a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e o Senai. Carlos Sassai, presidente da Fieac, ressaltou: “Eu estou muito feliz. Estamos formando nossa primeira turma de designers muito rápido. Tudo isso só traz frutos para a nossa sociedade”. Já o diretor do Senai, César Dotto, fez questão de lembrar: “Estivemos na Itália, fizemos os primeiros contatos, apenas dois meses depois eles já estavam aqui inaugurando o curso, mostrando comprometimento, e nove meses depois formamos essa turma com resultados espetaculares”.

A cerimônia também contou com o lançamento do catálogo com todas as coleções desenvolvidas, o livro Pesquisa de Identidade Acre e a assinatura de um memorando para garantir a continuação desse projeto. A primeira-dama ainda afirmou que uma nova turma de 50 alunos está programada para iniciar em breve e os quatros alunos que mais se destacaram nessa primeira turma irão fazer uma imersão na própria sede do Politécnico de Milão, na Itália. A exposição Acre Mande in Amazônia ficará aberta no Theatro Hélio Melo para visitação.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter