O governo do Acre tem priorizado investimentos para capacitação de profissionais de saúde no Estado. A meta é profissionalizar todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nos 22 municípios já foram beneficiados com a formação cerca de 1.500 Agentes. Um trabalho desenvolvido de forma conjunta é a elevação da escolaridade, para muitos uma grande conquista por serem moradores de regiões de difícil acesso. Ações que se concretizam em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Estadual de Educação e Esporte.
A formação de ACS é uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada pelo governo do Acre, executada pelo Instituto Dom Moacyr pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. O objetivo é qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde que realizam o atendimento primário às famílias. Dos formandos 28 moram e atuam na zona rural e 21 na urbana. As turmas estão sob a coordenação da Enfermeira Sabrine Benigna Strube Coelho.
O ACS é de fundamental importância nas comunidades, para Marcelo Mota, morador do Ramal da Bonal, projeto de assentamento do Incra o curso foi uma oportunidade relevante na sua formação.
“Antes trabalhava no “escuro”, sem ter conhecimento real do que estava fazendo. Hoje com a formação, posso dizer que estou preparado para continuar o acompanhamento das 211 famílias da minha comunidade. Agora os ACS são uma categoria unida, elegemos um colega de turma para vereador, aprovamos nosso PCCS, somos cientes dos nossos direitos e atribuições. E o governo investe porque sabe que somos a base da saúde dentro das comunidades”, enfatiza Marcelo.
A coordenadora da Escola de Saúde, Anna Abreu afirma que as duas turmas se envolveram no processo da educação em saúde de forma muito ativa, “eles buscaram e conseguiram seu reconhecimento enquanto agentes de saúde no município, melhorando suas condições de trabalho e salariais”.
“A formação é uma ferramenta para fazer mudanças necessárias na área da saúde, na vida das pessoas. Após o curso, os agentes têm demonstrado mais habilidades e conhecimentos ao desenvolver as ações de prevenção a doenças, conscientizando as famílias, e ajudando muitas vezes a salvar vidas”, finaliza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.