Nesta sexta-feira, 14, no teatro Plácido de Castro, receberam a certificação após o um ano e oito meses de curso, 160 trabalhadores de educação em serviço com a formação de Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Alimentação Escolar. Os cursos foram ofertados na modalidade semipresencial, com encontros presenciais aos sábados pelo Profuncionário.
O Profuncionário é um programa do governo federal, executado pelo governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, com o apoio das prefeituras municipais, União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Sindicato dos Trabalhadores do Acre – Sinteac e Conselho Estadual de Educação.
O Profuncionário visa a formação de funcionários de escola em efetivo exercício em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Já foram beneficiados no Acre mais de 620 servidores não docentes que atuam em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino. A formação é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho.
Prestigiaram a solenidade o Secretário Estadual de Educação Daniel Zen, o vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão as coordenadoras da Escola de Saúde, Anna Abreu e Centro de Educação em Serviços, Glacimar Alves e autoridades locais.
Para Marcelo Sobrinho, morador de Porto Acre, formando em Alimentação Escolar, o curso foi fundamental para acrescentar nas práticas já desenvolvidas no trabalho. “Aprendi muito do que não sabia, depois do curso a vida da gente melhorou no serviço, essa oportunidade que o governador Tião Viana tem dado é fundamental para o reconhecimento e valorização do nosso trabalho”.
Marco Brandão, em fala aos formandos, destacou: “todos vocês são responsáveis pela conquista de hoje, muitos venceram jornadas duplas de trabalho, estudos e dispensarão atenção e cuidados às suas famílias. É um momento de grande alegria, e a partir de agora, vocês terão a responsabilidade de dividir com outros os conhecimentos adquiridos até aqui, além de saber que ainda terão muito que aprender”.
O secretário de Educação, Daniel Zen mencionou: “todos são merecedores da conquista alcançada, que é também mérito coletivo, de uma categoria que trabalha para ter o seu valor reconhecido, de profissionais que são educadores elementares no ensino, que irão constituir uma sociedade melhor, preparando vidas para o exercício da cidadania plena”.