Governo forma 115 novos técnicos na área da saúde

Na sexta-feira, 14, o Instituto Dom Moacyr e a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR) realizaram a formatura de 115 novos técnicos da área de saúde. Entre os formandos estão os servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e jovens e adultos que foram selecionados considerando a menor renda.

Na sexta-feira, 14, o Instituto Dom Moacyr e Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR) realizaram a formatura de 115 novos técnicos da área de saúde (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Na sexta-feira, 14, o Instituto Dom Moacyr e Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR) realizaram a formatura de 115 novos técnicos da área de saúde (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Na sexta-feira, 14, o Instituto Dom Moacyr e a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR) realizaram a formatura de 115 novos técnicos da área de saúde (Foto: Tamara Smoly/IDM)

As áreas de formação abrangem os cursos técnicos em Radiologia, Imobilizações Ortopédicas, Nutrição e Dietética, Vigilância em Saúde e Análises Clínicas. Os cursos, com duração prevista de um a dois anos, envolvem bases teórica e prática e têm como objetivo capacitar novos profissionais na área da saúde para o mercado de trabalho.

A formação dos técnicos é uma ação do governo do Acre em parceria com o Ministério da Saúde e Sesacre. No período de estágios, que ocorreram nas unidades de saúde do Estado, muitos educandos receberam propostas de trabalho, e alguns foram contemplados por processos seletivos, como no caso da educanda do curso técnico em Análises Clínicas Gleice Valéria Pontes.

“Foi muito importante fazer esse curso. Por causa dele consegui passar num concurso e hoje trabalhar no Hospital das Clínicas, na área de laboratório. Hoje tenho esse sonho realizado e agradeço ao governador Tião Viana e à equipe do Instituto Dom Moacyr pelo excelente trabalho que tem sido feito na área da profissionalização”, disse Gleice.

Segundo a educanda do curso técnico em Nutrição e dietética Valmira Alves de Andrade, o curso foi fundamental para sua carreira profissional, e hoje ela já está atuando na área e trabalhando na escola em que se formou. “Essa porta que abriu em minha vida foi por causa da formação, e agradeço ao governo do Estado pela iniciativa louvável de inserir o ser humano no contexto produtivo da sociedade.”

Anna Abreu, coordenadora da ETSMMR, relata que a alegria da formação é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, entregando ao mercado de trabalho 115 novos profissionais que farão a diferença.

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, parabenizou os formandos, em nome do governador. “A Escola de Saúde já formou mais de 1.500 pessoas. Transformar a saúde do Acre é humanizar para atender melhor a comunidade, com amor e dedicação, sempre cuidando das pessoas com responsabilidade e respeito, dando resolutividade às necessidades dos que precisam”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter