Governo Federal lança Programa Mais Alimentos

O programa cria uma linha de crédito de até R$ 100 mil para beneficiar um milhão de produtores rurais até 2010

O Governo Federal lança nesta quarta-feira, 2,  um programa para equipar e fortalecer a agricultura familiar brasileira e se contrapor à crise alimentar mundial e à alta excessiva dos preços das commodities agrícolas. Elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Mais Alimentos tem como meta alcançar um excedente de produção de 18 milhões de toneladas por ano. Para tanto, o programa cria uma linha de crédito de até R$ 100 mil para beneficiar um milhão de produtores rurais até 2010.

O Mais Alimentos não se restringe a mais crédito nos bancos. O programa refaz o desenho da assistência técnica brasileira, com o aumento de investimentos no melhoramento de solo e pastagens, de sementes e de genética. Também é prevista uma transformação nas formas de produção da agricultura familiar, com o incentivo à mecanização massiva – agregação de 60 mil tratores e milhares de outros implementos agrícolas. O programa ainda prevê a ampliação da capacidade de armazenagem nas propriedades e nas cooperativas.

O objetivo do MDA é que a agricultura familiar produza o excedente de 18 milhões de toneladas até 2010, em especial na produção de leite, milho, feijão, arroz, mandioca, trigo, aves, café, frutas, arroz, cebola. A agricultura familiar representa 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Esse segmento produtivo é responsável, por exemplo, por 89% da mandioca, 67% do feijão, 70% dos frangos, 60% dos suínos, 56% do leite, 69% da alface e 75% da cebola produzidos no Brasil – seja para o mercado interno, seja para exportação.