Governo federal entrega equipamentos a 20 municípios do Acre pelo PAC 2

Governador Tião Viana fez questão de agradecer todas as parcerias da presidente Dilma para o desenvolvimento da Amazônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana fez questão de agradecer todas as parcerias da presidente Dilma para o desenvolvimento da Amazônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo federal, por intermédio do ministro do Desenvolvimento Agrário e Combate à Fome (MDA), Miguel Rossetto, entregou na tarde desta sexta-feira, 9, 29 máquinas agrícolas do programa Mais Máquinas para 20 municípios acreanos. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que beneficia as cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes. O ato foi acompanhado pelo governador Tião Viana.

“É um presente junto aos maiores desafios da Amazônia. Um gesto perante os prefeitos que passam por mais dificuldades, os que mais precisam, principalmente por serem essas as cidades de onde vem a maior quantidade de trabalhadores rurais deste país”, afirmou Tião Viana. O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 8,9 milhões.

Representando a presidente Dilma, o ministro Miguel Rossetto fez questão de lembrar que já foram entregues 31 equipamentos no Estado, além das nove motoniveladoras e 20 caminhões-caçamba de hoje. Ao todo, 20 mil agricultores familiares em todo o estado serão beneficiados pelo programa. “É uma alegria voltar ao Acre e conhecer as conquistas extraordinárias que vocês tiveram aqui. A presidente Dilma tem um compromisso com as cidades pequenas, dando as máquinas e qualificando os operários”, disse Rossetto.

150A7367_arte_materiaok

Dos 22 municípios do Acre, apenas Rio Branco e Cruzeiro do Sul possuem mais de 50 mil habitantes. Os equipamentos serão bem-vindos para os prefeitos do interior, como Eriton Maia, de Mâncio Lima, que comemora a conquista: “É um apoio muito grande e necessário. Eu tenho muito a agradecer ao governo federal pela oportunidade, e ao governo do estado por ser sempre o nosso parceiro”, revelou.

Títulos do Itucumã

Durante a solenidade, mais 330 títulos de terra foram entregues pelo MDA e Iteracre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Durante a solenidade, mais 330 títulos de terra foram entregues pelo MDA e Iteracre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Durante a solenidade, o governo do estado entregou 330 títulos definitivos de regularização fundiária aos moradores do bairro Itucumã, em Rio Branco. Esses documentos de propriedade da terra são fruto do programa de regularização fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do trabalho do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Foram investidos R$ 10 milhões.

Acompanhando todas as ações, o senador Jorge Viana afirmou: “Somos um estado que melhora a cada dia, mas ainda temos muitos desafios pela frente. E temos o Tião Viana, um governador com tanta vontade de trabalhar. Queria ter tido esse tipo de apoio quando fui prefeito. Vocês, prefeitos atuais, são muito sortudos”.

Galeria de imagens