A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) iniciou este mês a entrega de carros e computadores para estados e municípios equiparem suas redes de atendimento a crianças e adolescentes. Um total de 158 automóveis e 1.760 computadores será doado para estados e municípios, destinados aos conselhos tutelares e ao sistema socioeducativo.
O estado do Acre recebe quatro veículos e 22 computadores, que irão reforçar o atendimento nas unidades do Instituto Socioeducativo (ISE). A doação dos equipamentos foi aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e executada pela SDH/PR. Os recursos vieram do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e de emendas parlamentares. A escolha dos beneficiados foi feita a partir de um diagnóstico das redes de proteção da infância e adolescência nos estados e a identificação das principais demandas.
Todos os estados brasileiros serão contemplados com a doação de computadores e veículos para o sistema socioeducativo. De acordo com Thelma Oliveira, coordenadora geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo da SDH/PR, os veículos serão destinados para as unidades de atendimento inicial e internação provisória para adolescentes em conflito com a lei. No caso dos computadores, eles serão uma importante ferramenta para que as unidades de internação implementem o Sipia Sinase, sistema de informação que visa reunir informações sobre o atendimento socioeducativo em todo o país.
Para o diretor presidente do ISE, Dimas Sandas, o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, reafirma seu compromisso com o sistema socioeducativo do Estado do Acre. “O investimento é de mais de R$ 120 mil que chega no momento em que as unidades socioeducativas necessitam de reforço no atendimento dos adolescentes e suas famílias”.