Governo fecha quatro importantes parcerias com a Federação Nacional de Engenharia

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro, chega ao Acre nesta quinta-feira, 13, para assinar quatro importantes parcerias com o governo do Estado.  O acordo reflete principalmente o importante momento que vive a engenharia acreana, com profundas mudanças em sua infraestrutura e necessitando cada vez mais de mão-de-obra especializada.

“O que o Acre tem vivido hoje é uma verdadeira revolução na sua infraestrutura”, destaca o presidente do Sindicado dos Engenheiros do Acre, Tião Fonseca. Ainda segundo ele, a parceria do Estado com a federação é focada em quatro pontos chaves.

O primeiro deles é a Cidade do Povo. O governo estadual já marcou de apresentar o projeto no próximo Congresso Nacional dos Engenheiros, realizado pela federação. A Cidade do Povo será apresentada como um modelo inovador de moradia e urbanização, com grande destaque no congresso. Esse projeto irá entregar mais de dez mil casas, que terão padrão de qualidade, conforto, segurança e lazer.

Ainda assim, 70% das obras da Cidade do Povo destinam-se a espaços públicos como praças, escolas e creches. O projeto terá um investimento superior a R$ 1 bilhão. A federação irá firmar apoio total a esse empreendimento, principalmente ao seu potencial de projeto de urbanização.

Outra parceria firmada será sobre o estudo de viabilidade da barragem do Rio Acre. Esse é um projeto ousado que ganha mais força após serem contabilizados R$ 220 milhões em prejuízos ao Acre depois da última grande cheia. Segundo Tião Fonseca, só esse valor em prejuízos já viabiliza a construção da barragem para evitar tantos problemas das cheias quanto a falta de água nas secas.

O terceiro ponto da parceria é uma cooperação para a regularização fundiária do Estado. Atualmente, o governo do Estado tem consolidado um forte programa de regularização para todo o Acre. O desafio é grande, já que só em Rio Branco 70% das residências são irregulares. O objetivo é justamente inverter esse quadro até 2014, somando todos os esforços possíveis entre governo, federação, cartórios e todos aqueles que fazem parte desse importante processo.

A última grande questão a ser tratada será a implantação de mestrados e doutorados em engenharia diretamente no Acre. O diretor administrativo do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) também virá ao Estado junto com o presidente da Federação dos Engenheiros. O governo do Acre será o primeiro do país a firmar parceria com o instituto, numa atitude inédita, que trará resultados surpreendentes, capacitando nossos profissionais de engenharia diretamente no Estado, sem que eles precisem sair daqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter