Governo faz planejamento estratégico visando fortalecer indústria, comércio, serviços, ciência e tecnologia

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou na sala de reunião da Federação da Indústria do Estado (Fieac), em Rio Branco, nesta quinta-feira, 11, o planejamento estratégico 2024, que visa, com base no projeto Agenda Acre 10 anos, o Plano Plurianual, fortalecer a indústria, o comércio, os serviços, a ciência e a tecnologia.

Encontro na sala de reuniões da Fieac reuniu diretores e coordenadores de projetos e ações da Seict, visando 2024. Foto: Melri Silva/Seict

“Consolidamos os eixos de atuações, reunimos os coordenadores de projetos, de planos e ações para dar andamento nesse braço do governo voltado ao desenvolvimento econômico, com inovação e tecnologia. Funtac [Fundação de Tecnologia do Acre] e Fapac [Fundação de Aparo à Pesquisa do Estado] se somam nesse planejamento”, disse o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Na área de inovação, Mesquita afirmou que uma das prioridades é a implantação de um parque tecnológico. Outro projeto é o de parceria entre o governo do Estado e o governo federal: a infovia, que vai interligar os centros de pesquisas e as universidades. Os recursos já estão garantidos.

“A infovia é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e os campos de pesquisas. As cidades entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul serão interligadas. São obras para os próximos dois anos. Outra prioridade no setor de inovação que vamos realizar em parceria com a secretaria de educação e o Sebrae, as oficinas de inovação, com capacitação de dez mil pessoas nessa área, criando entre os jovens a cultura de inovação e empreendedorismo”, acrescentou.

Setor de inovação tecnológica e recuperação do setor madeireiro são prioridades para 2024, assim como fortalecimento do Comprac e Comércio Exterior. Foto: Melri Silva/Seict

O fortalecimento do programa de compras governamentais, o Comprac, é outro objetivo estratégico da Seict. O projeto é o maior gerador de emprego e renda e recebeu, em 2023, mais de R$ 40 milhões de investimentos pelo governo do Estado. Novos editais estão prontos para serem lançados.

Embora a projeção no cenário nacional não seja de recordes na balança comercial, a Seict está otimista com o crescimento dos produtos de exportação, com base em negócios firmados em 2023 e projeções feitas entre Acre e Peru para 2024.

“O setor moveleiro está no foco das nossas ações para iniciar sua recuperação esse ano, desde as grandes indústrias aos polos e parques nos municípios. Estamos otimistas com os negócios prospectados e fechados ano passado. A balança comercial tem expectativa de recordes este ano”, assegurou o titular da Seict.

Em sua fala durante o planejamento, Assurbanípal Mesquita destacou o apoio recebido pelo governador Gladson Cameli que, durante o evento de criação do Conselho Estadual de Inovação Tecnológica, deu carta branca para as ações voltadas ao impulsionamento da economia com geração de emprego e renda.

“Quero agradecer aos diretores da Seict, os coordenadores de projetos e cada um dos servidores que nos ajudaram a fechar 2023 de forma positiva. Isso nos motiva a planejar e seguir ordenando ações estruturantes pelo bem do Acre”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter