Secretária Estadual de Saúde, Suely Melo, reuniu os agentes e lançou edital de incentivo para reduzir ainda mais o número de casos da doença na região
Na última terça-feira, 16, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, realizou uma reunião de avaliação do controle da malária no Vale do Juruá para apresentar os números de casos do ano passado e dos sete primeiros meses deste ano. No período de janeiro a julho de 2011, o Acre apresentou uma redução de 39,6% nos números de casos da malária no estado em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número de casos foi de 21.244.
A reunião ocorreu no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, onde estiveram presentes cerca de 420 agentes de endemias, secretários municipais de Saúde dos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul; representantes do Departamento de Vigilância em Saúde e de Endemias da Sesacre e de Cruzeiro do Sul, além de representantes da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), do Instituo do Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que são parceiros na ação de combate à malária.
Além da apresentação dos dados, o encontro também teve como objetivo reafirmar a importância da união entre as instituições para a continuidade das ações de controle da malária e a apresentação do edital da campanha de incentivo, que oferece uma bonificação à equipe de profissionais de endemias que apresentar maior redução de casos da doença.
Para a secretária Suely Melo, apresentar esses números é uma satisfação, pois demonstra que as estratégias usadas para o controle da doença estão dando certo. “Em 2006, nós vivemos uma epidemia na região do Juruá, onde foram registrados mais de 90 mil casos. Hoje, de janeiro a julho deste ano, foram notificados 12.820 casos. Isso só foi possível graças a uma corrente de união entre os agentes de saúde, as instituições parceiras, a equipe da Secretaria de Saúde, e o apoio dos nossos governantes, principalmente do então senador e, hoje, governador, Tião Viana, que sempre esteve empenhado em combater a malária em nosso estado”.
De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, o Governo do Acre não mede esforços para a efetividade das ações de mobilização para o controle da malária e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Nosso governador tem o compromisso de reduzir significativamente os casos de malária no estado. Sendo assim, a Secretaria de Articulação Institucional realizou, em julho deste ano, uma sala de situação em malária com representantes de todas as secretarias estaduais, para que até o final dessa gestão, o estado atinja uma meta de reduzir pelo menos até cinco mil casos de malária registrados”, informa Izanelda.
Segundo Izanelda, a meta é audaciosa e exige empenho, dedicação e mobilização de todos os parceiros institucionais que estão articulados nas ações de combate à doença, bem como o esforço de toda a população, uma vez que a adoção das medidas de prevenção repassadas pelos agentes de vigilância em saúde garantem efetivamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem nas regiões endêmicas.
Ao final da reunião foi apresentado ao público presente um vídeo sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias para o controle e redução da malária no Juruá.