Dando continuidade ao processo de renovação de instrumentos das unidades de saúde estaduais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou nesta segunda-feira, 21, a distribuição de materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos, em todas as especialidades.
Entre os denominados instrumentais, estão os funcionais, que são: bandejas, cubas, comadres e papagaios; e os instrumentais cirúrgicos, como pinças e outros.
“São caixas tanto para procedimentos cirúrgicos em si, como para cirurgias grandes de vesícula, hérnia, laparotomia, hérnia pediátrica e materiais de sutura, por exemplo”, pontuou a secretária de Saúde, Paula Mariano.
Além disso, a secretária destacou que essa é a maior aquisição em 10 anos: “Estamos fazendo essa distribuição, que contempla todo o estado, para equiparmos e proporcionarmos melhor qualidade no atendimento à população”.
A aquisição dos equipamentos custou em torno de R$ 1 milhão, sendo que as entregas irão se iniciar pelas unidades da capital. Em sequência, os municípios contemplados serão: Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá.