Construção do Hospital do Alto Acre  é exemplo da movimentação da máquina do Estado (Foto: Pedro Devani/Secom)
Obra do Hospital do Alto Acre é exemplo da movimentação da máquina do Estado (Foto: Pedro Devani/Secom)

Mesmo com a crise financeira que atinge todo país, no Acre a construção civil continua em alta. Somente a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) tem mais de R$ 392 milhões em obras, que estão em execução ou em processo licitatório.

Os serviços de infraestrutura estão presentes em todos os municípios do estado, e em diversos setores: nas áreas de desenvolvimento, saúde, segurança, educação, cultura, habitação e outros.  São construções e reformas de unidades de saúde, penitenciárias, delegacias, parques urbanos, escolas, quadras poliesportivas e as obras da Cidade do Povo.

No maior programa habitacional do Acre, a Cidade do Povo, são quase R$ 80 milhões em obras que estão sendo executadas. A segunda fase do projeto está em planejamento e vai começar neste verão, segundo informou Leonardo Neder, gestor da Seop.

Tantas obras mantêm aquecido o setor da construção civil no Acre, que emprega de 7 a 8 mil pessoas por verão, período em que acontecem as obras.  “Nosso setor depende em 90% das obras públicas, elas são de fundamental importância para mantermos os empregos de pais de família”, disse Carlos Afonso Cipriano, presidente do Sindicato da Construção Civil do Acre.

Para Neder, a construção civil é tratada como prioridade pelo governador porque é o setor que tem maior distribuição no tecido social:   “Cada centavo investido no setor vai ser redistribuído em sistemas internos do estado. O construtor vai comprar insumos no mercado local e contratar profissionais da região, o que faz com que esse recurso se distribua e mantenha aquecida a economia do estado”, disse.

Crise financeira

Para o gestor da Seop, a crise financeira que assola o país atingiu em parte o Acre, mas nada que comprometa o equilíbro da máquina estatal. “Em que pese toda a crise, a máquina está funcionando. A engrenagem não parou aqui no Acre, diferente de alguns estados do Brasil”, assegurou.