Boletim Rio Acre – 06 de julho

Rio Acre

O nível do Rio Acre na capital continua baixando. Na manhã desta quarta-feira, 6, o manancial registrou a menor cota dos últimos 11 anos, marcando 1,88 metros, segundo medição realizada pela Defesa Civil.

Para prevenir contra essa seca que deve se estender até novembro, e manter o abastecimento de água na capital, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) está executando um plano de contingência que prevê a utilização de equipamentos específicos para capitação de água durante a baixa do rio – as tradicionais bombas flutuantes.

Considerando que é esperada uma grande seca em todo o Estado, desde abril o governo tem desenvolvido e planejado ações por meio da Comissão Estadual Gestão de Riscos Ambientais, presidida pela Secretaria de Estado Meio Ambiente, para enfrentar as dificuldades no período. O Plano de Prevenção, Combate e Controle de Desmatamentos e Queimadas 2016 é o instrumento que norteia essa política.

Com o decreto de Estado de Alerta Ambiental, assinado por Tião Viana, foi instalada no Corpo de Bombeiros a Sala de Situação – Força Tarefa 2016 – com monitoramento do desmatamento, queimadas, incêndios florestais e falta d‘água para abastecimento.

A sala funciona 24 horas e reúne órgãos das esferas Estadual, Municipal e Federal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter