Governo entrega viaturas à PM para o trabalho de combate ao uso de drogas na capital

Viaturas irão fortalecer o trabalho preventivo e de recuperação dos usuários de drogas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Viaturas irão fortalecer o trabalho preventivo e de recuperação dos usuários de drogas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o apoio e empenho de todo o efetivo da segurança pública do Estado, o Acre vem lutando contra a dependência química e foi com esse esforço intensivo que o governo do Estado foi uma das primeiras unidades da federação a aderir o programa do governo federal “Crack, é Possível Vencer”.

Fruto dessa parceria, o governador Tião Viana, na manhã desta quinta-feira, 8, realizou a entrega de viaturas e motocicletas ao comando da Polícia Militar do Acre, visando fortalecer o trabalho preventivo e de recuperação dos usuários de drogas e ainda o policiamento de  combate à criminalidade.

São cinco viaturas procedentes do Ministério da Justiça, como contrapartida da cessão de policiais militares, bombeiros e policiais civis da Força Nacional – quatro delas serão utilizadas pela PM no patrulhamento ostensivo e uma viatura para o Corpo de Bombeiros.  Também foram entregues à PM duas viaturas ostensivas e duas motocicletas 250 cilindradas.

O governador ressaltou o apoio das igrejas no trabalho de prevenção ao uso de drogas e afirmou que as viaturas chegam para somar ao trabalho já realizado pelas polícias do Acre e corpo de bombeiros nas ações de enfrentamento também ao uso de entorpecentes no Estado.

“Com o apoio do Ministério da Justiça, recebemos esses veículos para fortalecer o sistema de proteção e luta contra as drogas e a favor das condições de trabalho para os policiais. Eu acredito que é assim que venceremos: unidos!”, enfatiza.

O secretário de Segurança Pública do Acre, Reni  Graebner, destaca que ás áreas que serão trabalhadas prioritariamente pelo programa do governo federal no Acre. São os bairros Dom Giocondo (ex-Papouco) e uma região específica do Cidade Nova. Ele explica ainda que no Estado as ações do programa têm sido de prevenção ao uso de drogas e não de repressão.

“Nós vamos instalar uma base móvel de monitoramento de toda essa região delimitada pela SESP, dando o apoio para que as atividades da assistência social e da saúde possam desenvolver as suas políticas públicas no sentido de recuperar e dar o tratamento àquelas pessoas mais vulneráveis que são principalmente os viciados em drogas”, pontua.

Reni acrescenta que uma van de comando móvel, que irá monitorar as 20 câmeras distribuídas entre os bairros Dom Giocondo, Cidade Nova e Preventório, deve chegar ao Estado na próxima semana. Para essa unidade móvel, 40 policiais militares já estão capacitados com cursos no enfoque da prevenção às drogas.

Sobre o programa “Crack, é Possível Vencer”

O programa é uma ação nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas, coordenado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), ao qual o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco foram um dos primeiros a fazer a adesão. Suas ações estão estruturadas em três eixos de atuação que complementam o trabalho articulado e integrado de diferentes políticas públicas: cuidado, autoridade e prevenção.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter