Governo entrega três grandes obras à população acreana

Em um espaço onde funcionavam um antigo espaço da Polícia Militar e um presídio, na região do Parque Tucumã, o governo do Estado realizou três grandes empreendimentos, construindo o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Visual e Intelectual (CER III), o Instituto de Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação e o Lago do Amor.

Complexo de Traumatologia e Ortopedia do Acre será a primeira unidade de referência da Região Norte especializada em tratamento de lesões ortopédicas (Foto: Arquivo/Secom)

As obras foram orçadas em mais de R$ 85 milhões em construção e aquisição de equipamentos. Recentemente foram entregues o CER III, referência no atendimento ambulatorial especializado em reabilitação para pacientes com deficiência auditiva, visual e intelectual, e o Lago do Amor, que compreende múltiplas possibilidades para o desenvolvimento de atividades de reabilitação, culturais, esportivas e recreativas.

Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) entregará a ala de fisioterapia do CER III, com salas de tratamento em fisioterapia, piscina, consultório, recepção, refeitório e sala de medicamentos, totalizando 50% de conclusão de todo o Complexo do Instituto Estadual de Neurocirurgias, Traumatologia e Reabilitação.

“Nesses três empreendimentos, foram empregados mais de mil pessoas em diversas áreas da construção civil. A previsão é de que o governo finalize toda a obra até o término de 2018”, destacou o gestor da Seop, Átila Pinheiro.

Lago do Amor

Lago do Amor oferece estrutura para toda a família, de crianças aos amantes do esporte, que podem realizar caminhadas, corridas ou praticar outras atividades físicas (Foto: Arquivo/ Secom)

As obras envolveram também a recuperação do espaço ao lado do hospital, que também passa por frentes de serviços, transformando o ambiente externo em um novo espaço de turismo e lazer. O projeto construiu calçadas, escadas, rampas direcionadas à acessibilidade, ciclovia, bancos, lixeiras, iluminação pública e setores paisagísticos com grama e arborização.

Instituto de Traumatologia e Ortopedia Acre

Localizado na BR-364, próximo ao Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, o complexo é resultado de um convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o governo estadual.

As cirurgias serão realizadas em salas com estrutura moderna e confortável, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar. Serão oferecidos serviços médicos em 13 especialidades na área de ortopedia, nove consultórios ambulatoriais e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação, sendo 11 de terapia intensiva, oito de hospital-dia (internação parcial) e 49 leitos de enfermaria adulto e infantil.

CER III

A unidade será referência no atendimento ambulatorial especializado em reabilitação para pacientes com deficiência auditiva, visual e intelectual. O CER III passa a ofertar consultas oftalmológicas, otorrinolaringológicas, consultórios interdisciplinares, triagem, local para exames de audiometria e visuais, além de espaços para reabilitação, atendimento terapêutico, acolhimento familiar e outros, visando, sobretudo, ofertar um atendimento assistencial integrado entre as diferentes especialidades.

“A partir dessas três obras, os pacientes que precisam de tratamento nessas áreas vão viver uma nova realidade. São pacientes com condições especiais que necessitam de um atendimento especializado, principalmente quando falamos de reabilitação. Esses investimentos, sem dúvida alguma, são um grande legado deixado por esse governo à população acreana. É importante ressaltar que são unidades que estão preparadas para atender a demanda desses serviços durante os próximos anos”, destaca Rui Arruda, Secretário Estadual de Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter