Governo entrega títulos definitivos de terra aos moradores do Bujari

Após mais de duas décadas, 77 famílias que moram no Bujari receberam nesta sexta-feira, 6, o documento de titulação definitiva de suas terras (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após mais de duas décadas, 77 famílias que moram no Bujari receberam nesta sexta-feira, 6, o documento de titulação definitiva de suas terras (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após mais de duas décadas, 77 famílias que moram no Bujari receberam nesta sexta-feira, 6, o documento de titulação definitiva de suas terras. O trabalho que permitiu que a regularização fundiária acontecesse na cidade foi executado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a prefeitura do município.

Para a entrega dos títulos foi promovida uma solenidade no Centro Cultural da cidade que contou com a presença do vice-governador César Messia, do diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, do secretário de Planejamento do Bujari Jeamerson Faria, do presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), Élson Santiago, dos deputados estaduais Moisés Diniz e Helder Paiva, do promotor de Justiça Venícios Menandro e do juiz Edinaldo Muniz.

Os beneficiados são pessoas como o aposentado Raimundo Marques Vieira, que há mais de 30 anos vive num lote de terra localizado na zona rural do Bujari, mas não conseguia fazer benfeitorias em sua propriedade porque não possui a titularização da área.

“Isso para nós é uma coisa maravilhosa. Eu agradeço muito a Deus e, depois ao governo, que está fazendo isso por nós. Com o documento da minha terra, sei que vou poder investir e ter a certeza de que sou o dono por direito”, afirmou o aposentado.

Os beneficiados são pessoas como o aposentado Raimundo Marques Vieira que há mais de 30 anos vive num lote de terra localizado na zona rural do Bujari (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os beneficiados são pessoas como o aposentado Raimundo Marques Vieira, que há mais de 30 anos vive num lote de terra localizado na zona rural do Bujari (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, adiantou que em todo o município serão beneficiadas aproximadamente mil famílias. Ele ressalta que o trabalho de regularização fundiária em áreas rurais e urbanas está sendo realizado pelo Iteracre nos 22 municípios do Acre e, em média, o trabalho para titular das áreas têm acontecido em no máximo 60 dias.

 

O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, adiantou que em todo o município serão beneficiadas aproximadamente mil famílias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, adiantou que em todo o município serão beneficiadas aproximadamente mil famílias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Concluir esse trabalho nos deixa com a sensação de missão cumprida por ver que essas pessoas, que esperavam há décadas pela regularização fundiária, estão realizando um sonho em suas vidas. Esse era um problema que se arrastava e que hoje o governo do Estado, por meio do Iteracre, está conseguindo resolver”, destacou o diretor do Instituto de Terras do Acre.

A “certidão de nascimento” da terra

O vice-governador César Messias lembrou que muitos proprietários que estavam recebendo o documento que lhes garante o título da terra já possuem mais de 70 ou 80 anos.

“São homens e mulheres que já moravam há 20 ou 30 anos na terra, mas não possuíam seus títulos. Por isso, o trabalho que o governo do Estado está fazendo com o Iteracre é excelente e nós temos uma equipe muito boa. Aqui nós estamos vendo famílias receber o título de nascimento de suas propriedades. Com isso eles podem ter acesso a melhorias em sus terra, fazer financiamentos”, observou o vice-governador.

O deputado Moisés Diniz afirmou que esta é mais uma ação importante do governo de Tião Viana e César Messias, que dá a garantia da terra a quem precisa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O deputado Moisés Diniz afirmou que essa é mais uma ação importante do governo de Tião Viana e César Messias, que dá a garantia da terra a quem precisa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

César Messias disse aos beneficiados que, agora, com o título da terra, não vendam suas propriedades a preços abaixo do praticado no mercado.

“Esse papel valoriza a propriedade de vocês, então, não deixem que nenhuma pessoa mal intencionada se aproveite disso e queira comprar as terras de vocês por pequenos valores”, frisou César Messias.

O deputado Moisés Diniz afirmou que essa é mais uma ação importante do governo de Tião Viana e César Messias, que dá a garantia da terra a quem precisa. “A partir da terra, tem-se água, que produz alimento, e, portanto, essa é uma grande conquista para o povo do Bujari”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter