Governo entrega títulos de concessão de terra para moradores do Pirã de Rã

Produtores da comunidade Pirã de Rã comemoraram os títulos de suas terras (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Produtores da comunidade Pirã de Rã comemoraram os títulos de suas terras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A semana começou com um momento especial na vida de 70 famílias da comunidade Pirã de Rã. Tudo porque nesta segunda-feira, 27, o vice-governador César Messias entregou os títulos de concessão de terra para os moradores, um benefício em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Messias também reafirmou a parceria para o Mais Alimentos por meio da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

A comunidade Pirã de Rã fica localizada em Senador Guiomard, na BR-317, próximo à ZPE. Criada há mais de dois anos pelo Incra, 96 famílias assentadas moram na região, com seis hectares cada, numa área que já é considerada como uma das mais valiosas do Acre. Com o título de concessão de terra, as famílias agora podem se sentir verdadeiras donas de suas propriedades e ter acesso a uma série de políticas públicas, principalmente as específicas para o meio rural.

“Eu chamo esse pedacinho de papel de certidão de nascimento da propriedade. Esse documento é de vocês. E cuidem com carinho, porque essas terras são valiosas, vocês estão em um local estratégico e muito produtivo. E mesmo assim o governo veio, desapropriou e deu para o produtor rural”, disse o vice-governador César Messias.

Morador da comunidade desde que ela foi criada pelo Incra, o presidente da Associação dos Produtores do Pirã de Rã, Raimundo da Costa, o Raimundinho, reforça que esse foi um momento especial que somou as conquistas já conseguidas em parceria com o governo. “Se nós não temos o título, nós não existimos. Nós já conquistamos uma escola que o governador Tião Viana atendeu pra gente, a energia elétrica, nossas moradias. Todos os órgãos nos ajudam muito”.

Para o superintendente do Incra no Acre, Idesio Franke: “O título é uma segurança que você tem que aquela terra é sua e você poderá acessar todas as políticas públicas. Isso é compromisso e responsabilidade com o povo”. Já o titular da Seaprof, Lourival Marques, reforça que, “O produtor agora vai poder aderir melhor aos programas de governo, inclusive financiamento pelo [Pronaf Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]. O Pirã de Rã já produz 104 hectares de mandioca e mais de 100 de milho e jerimum, além de participar do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter