Governo entrega revitalização da Casinha Ocupação Cultural

O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), entregou nesta terça-feira, 23, a revitalização da Casinha Ocupação Cultural, no Conjunto Habitacional Mascarenhas de Moraes, em Rio Branco. O espaço, existente desde 2015, passou a ser ocupado, em 2022, por um coletivo de artistas da comunidade.

Nos últimos três anos, o local sediou saraus e feiras mensais com a proposta de integrar arte, esporte e lazer, além de arrecadar recursos para a manutenção das atividades. A coordenadora da Casinha Ocupação Cultural, Patrícia Helena Costa, apresentou a demanda ao presidente da FEM, o que resultou na recuperação do espaço, considerado estratégico para o fortalecimento das ações culturais na região.

Casinha Ocupação Cultural terá gestão compartilhada com a Fundação de Cultura Elias Mansour. Foto: Luan Moura/FEM

“Atualmente reunimos aqui mais de 50 artistas dos mais diversos estilos, incluindo música, dança, artes plásticas e esportes, oferecendo a eles a oportunidade de mostrar seu trabalho e avançar na profissionalização, com foco no incentivo à economia criativa. Agradecemos a sensibilidade do governo do Estado em apoiar mais esse instrumento de resgate social por meio da cultura”, afirmou Patrícia.

Coordenadora da Casinha Ocupação Cultural, Patrícia Costa agradece apoio da FEM. Foto: Luan Moura/FEM

A Casinha tornou-se referência para jovens artistas, como Magda Carolina, conhecida como Mag, que encontrou no hip-hop uma forma de expressar sua visão de mundo por meio de composições autorais. “Temos aqui uma oportunidade de aprendizado e de resgate de jovens e adultos por meio da arte urbana. Para nós, isso representa dignidade para artistas que estão começando, sobretudo”, destacou.

Presidente do FEM, Minoru Kinpara, agradeceu empenho da equipe para a realização de ações estruturantes. Foto: Luan Moura/FEM

Segundo a coordenação, o espaço já recebeu artistas de outros estados e países e é sede de coletivos como a Tropa Mamulungu e a Majurada Briga Esperança.

Durante a entrega, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, agradeceu ao governador Gladson Camelí pelo apoio às iniciativas culturais no estado e destacou o trabalho da equipe da fundação. “Graças ao esforço coletivo, com recursos dos governos estadual e federal, temos conseguido atender um número expressivo de fazedores de cultura. Ao recebermos as demandas da coordenação da Casinha, buscamos formalizar uma gestão compartilhada, garantindo a funcionalidade e a continuidade das atividades no local”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: