Governo entrega primeira Clínica de Oncologia de Cruzeiro do Sul

Para o governador, a unidade representa uma grande conquista para a saúde pública do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para o governador, a unidade representa uma grande conquista para a saúde pública do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Depois da entrega da Clínica de Nefrologia de Cruzeiro do Sul e do Centro de Diagnóstico por imagem de Rio Branco, o governador Tião Viana cumpre mais um compromisso de gestão na saúde pública e inaugura, no dia 2 outubro, a primeira Clínica de Oncologia em Cruzeiro do Sul, com capacidade para realizar até 400 quimioterapias por mês.

Em reunião com a direção da unidade nesta quinta-feira, 17, representada pelo médico oncologista Antônio Vendette e sua equipe, Tião Viana tratou sobre a inauguração e o andamento para a formalização da parceria publico-privada, de acordo com o que estabelecem as regras do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento da população.

Para o governador, a Clínica de Oncologia do Juruá vai além da redução de custos e dos transtornos que penalizam quem precisa fazer o tratamento oncológico fora do estado, pois representa benefício para a qualidade de vida do paciente. “Uma vitória maravilhosa, humana. Uma conquista para a saúde que vem de uma parceria com uma equipe que está dando essa enorme contribuição para o Acre”, afirma Tião Viana.

Antônio Vendette explica que a unidade vem ampliar a rede de atendimento e permitirá tratar cerca de 40% da população portadora de câncer da região do Vale do Juruá e arredores. É uma unidade moderna, que foi construída com recursos privados e prioriza conforto, qualidade, alta tecnologia e tudo que há de melhor em tratamento de câncer e medicamentos no país.

“Vamos fazer com que os pacientes que fazem esse tratamento de câncer, que é geralmente longo, não precisem deixar sua família. Mais que isso, eles terão a oportunidade de realizar o tratamento na sua terra, recebendo todo o apoio familiar necessário”, pontua o médico.

A Onco Juruá

A Onco Juruá será a primeira clínica de tratamento de câncer da região. Foi construída nas proximidades do Hospital Regional do Juruá para facilitar o deslocamento de pacientes e profissionais entre as unidades. Ela recebe o nome de “Unidade Orleir Cameli”, em homenagem ao ex-governador do Acre.

Até 2007, o Acre não possuía nenhuma unidade para o tratamento oncológico, fazendo com que todos os pacientes que precisavam de acompanhamento médico fossem direcionados a outros estados.

“Será uma transformação social, um ganho para Cruzeiro do Sul e para o Acre, que passa a ter uma unidade completa de tratamento multimodal”, reitera Vendette.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter