Governo entrega novo tomógrafo de ponta e Fundhacre poderá ampliar atendimentos em Rio Branco

Uma das prioridades da gestão anterior, a Saúde, segue recebendo novos investimentos e melhorias que impactam diretamente os serviços prestados à população acreana. Na manhã desta terça-feira, 11, o governador Gladson Cameli realizou a entrega simbólica de um novo tomógrafo à Fundação Hospitalar Estadual (Fundhacre), na sede da unidade, em Rio Branco.

O equipamento já vinha sendo utilizado para atender à demanda interna da fundação. O chefe de Estado conheceu a sala adaptada para atender crianças e oferecer um ambiente mais humanizado. Além disso, Cameli realizou uma visita técnica ao complexo de atendimentos.

O governador visitou a Fundhacre e acompanhou o presidente da instituição, João Paulo Silva, e o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“Essa é mais uma conquista para a Saúde. Quero parabenizar o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, por essa aquisição, que é tão importante para o povo. É um equipamento que já vinha funcionando, e o que é mais importante, quem é atendido pela fundação não precisa mais se deslocar para realizar tomografias em outras unidades”, frisou o governador.

O equipamento foi adquirido com recursos do Banco Mundial, por meio do Programa de Saneamento Ambiental do Acre (Proser). O valor estimado é de R$ 2,2 milhões, e tem a capacidade de realizar até 100 tomografias por dia.

O novo tomógrafo tem a capacidade de atender até 100 procedimentos por dia. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“Nossa unidade, a Fundhacre, atende os 22 municípios do Acre, além de estados e países vizinhos. Esse tomógrafo traz um nível de qualidade enorme para a nossa rede de assistência interna, e agora nossos pacientes não precisam mais ser retirados para outro ponto de atenção do estado. Todos os procedimentos são realizados aqui mesmo. Estamos discutindo com a regulação da Secretaria de Saúde a possibilidade de atender também os pacientes eletivos”, destacou o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

O presidente aproveitou a oportunidade e apresentou a marca positiva alcançada pela fundação, por determinação do governador Gladson Cameli. Desde 1° de julho de 2022 até 1° de abril de 2023 foram realizados mais de 1.600 procedimentos cirúrgicos, somente pela Fundação Hospitalar, em diversas especialidades.

O presidente, João Paulo, apresentou ao governador o quantitativo de cirurgias realizadas pela Fundhacre: 1653, de julho de 2022 a abril de 2023. Foto: Diego Gurgel/Secom

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, acompanhou a visita e destacou os avanços que a gestão tem trazido para melhorar a qualidade de atendimento à população.

“Esse equipamento vai garantir um trabalho mais humanizado, pois as pessoas não vão mais ser retiradas para serem atendidas. Além disso, vai dar celeridade aos atendimentos que já vêm sendo realizados”, explicou.

Jonas de Castro é radiologista na Fundação há mais de 30 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Radiologista na fundação desde 1991, Jonas de Castro explica que o novo tomógrafo é um utensílio que tem tecnologia de ponta, e todos os processos dentro da unidade vão ser mais rápidos.

“Antes o que demorava uma manhã inteira pode ser feito em minutos. Esse equipamento é importante porque vamos atender muito mais pessoas. Graças a essa aquisição a qualidade do atendimento só vai melhorar. É um aparelho com inteligência artificial e emite pouca radiação ao paciente”, disse.

O novo aparelho vai realizar cerca de 18 especialidades de exames, ampliando toda a rede de atendimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter