O governo do Estado, por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), entrega no dia 12 de julho ruas pavimentadas pelo programa de pavimentação de ruas em Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
As obras de infraestrutura da segunda fase do Ruas do Povo estão contemplando tanto a pavimentação de ruas desprovidas de benefícios como também a revitalização das ruas destruídas pela enchente.
A parceria entre governo e prefeitura proporciona mais celeridade à execução do programa. Boa parte das ruas dos municípios do Alto Acre está pavimentada, recebendo os reparos finais com sinalização e meio fio.
Leia mais Tião Viana torna real o sonho da rua asfaltada em bairros de Cruzeiro do Sul Governo pavimenta 97 ruas em Sena e Manoel Urbano Ruas do Povo transforma a vida dos moradores do Vale do Juruá |
Segundo a prefeita de Brasileia, Leila Galvão, sem o apoio do governo, a prefeitura não conseguiria oferecer um saneamento integrado de qualidade para todos. “Reconhecemos o esforço do nosso governador Tião Viana, que tem estado junto sempre, trabalhando para reconstruir Brasileia e desenvolvendo ações importantes no que diz respeito à saúde pública”, disse a prefeita.
Em Brasileia, no bairro José Moreira, serão entregues 14 ruas pavimentadas com rede de água e drenagem. Outros bairros, como Ferreira Silva e Alberto Castro, estão com obras adiantas também.
Para a equipe de obras, os desafios foram maiores nos bairros Alberto Castro, por conta da troca de dois metros do solo. “O solo do Alberto Castro é de tabatinga. A tabatinga não tem estabilidade, por isso tivemos que tirar o material ruim e colocar um bom para poder avançar com os outros serviços”, explicou o engenheiro Júlio César.
Em Epitaciolândia serão entregues as ruas Joana Freire, José Rebouças de Freitas, Madre Paulina, Maria Alice Raulino e Satiro Bento, nos bairros Aeroporto e José Hassen.
Já em Assis Brasil serão entregues as ruas Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Feijó, Tarauacá e Plácido de Castro II, do bairro Nova Fronteira.
Xapuri vai receber mais 16 ruas pavimentadas na segunda etapa do Ruas do Povo, nos bairros Cageacre e Aeroporto.
Ruas do Povo renova as esperanças dos moradores de Brasileia
O morador Said Félix, 22, comentou que o Ruas do Povo revigorou a autoestima dos moradores. “Só o asfalto para renovar nossas esperanças após a alagação. Essa obra melhorou muito a nossa vida”, disse.
Compartilhando a alegria do vizinho Félix, Francisca Ferreira Maia afirmou: “Se não fosse o governo a gente ainda estava na lama. Estou gostando muito desse trabalho”.
Uma das moradoras mais antigas do bairro Raimundo Chaar, Maria Francisca, 67, lembrou-se das dificuldades vividas antes da pavimentação. “Quando chovia a gente colocava a sacola nos pés, e ainda assim sujava a roupa toda. Hoje podemos dizer que temos uma rua, porque antes era só um caminho em que nem calango passava.”
Já Maria José dos Santos dispensou a ideia de vender o imóvel. “Eu não vou vender. Agora, que temos uma rua, vou ajeitar minha casinha e sair a hora que quiser, faça chuva, faça sol.”
Água 24 Horas em Assis Brasil
Assis Brasil é um dos municípios do Acre que, paralelamente às obras do Ruas do Povo, está sendo atendido com a operação Água 24 Horas. Todas as residências cadastradas recebem água da rede pública.
Para evitar o desperdício de água no município, o Depasa desenvolveu uma ação de troca de serviços com a comunidade, que está sendo recebida de forma positiva. “O morador compra uma boia para a caixa d’água e o Depasacsede a mão-de-obra. Isso está dando muito certo. Os moradores estão comprando e vindo aqui nos comunicar. Por dia, listamos mais de 20 pedidos”, disse Maurício Veloso, gerente do Depasa de Assis Brasil.
Governo assume mais compromissos
Além das ruas pavimentadas, Brasileia recebe uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que vai aumentar a qualidade da água distribuída para a população e, consequentemente, a capacidade de produção de água da região.
A construção da ETA conta com um investimento de mais de R$ 2 milhões, assegurados pela Funasa. A obra foi iniciada no mês de junho e mais de 90 toneladas de equipamentos estão sendo utilizados na execução a ETA, que vai garantir uma produção de 90 litros por segundo. A obra contempla também a urbanização do entorno das estações.
A prefeita Leila Galvão contou que toda residência precisa de água, e esse ciclo de investimentos está sendo fundamental para todos.
Para fortalecer o sistema de abastecimento de água, Epitaciolândia vai receber uma ETA compacta, com capacidade de produção de 60 litros por segundo. “Na medida em que ampliamos a rede de água nas ruas, a necessidade de aumento da produção cresce. Por isso estamos investindo em mais uma ETA para Brasileia e Epitaciolândia”, frisou o diretor-presidente do Depasa, Gildo Cesar.