Governo entrega nova sede de cooperativa a produtores de Farinha de Cruzeiro do Sul


 Produtores ganham sede de cooperativa em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Produtores ganham sede de cooperativa em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Três cooperativas de Cruzeiro do Sul receberam com muita festa, nesta quarta-feira, 18, a entrega oficial da nova sede da central de cooperativas que reúne três grupos de cooperados que trabalham com produção rural: Cooperfarinha, Camprucsul e Coopersonhos. A entrega da sede foi feita pelo governador Tião Viana e pelos secretários de Indústria e Comercio, Edvaldo Magalhães, e pelo secretário de Produção, Lourival Marques.

“Aqui a síntese é o cooperativismo forte. Nós vemos que eles têm certeza de que o produto que produzem será comprado pela merenda escolar. Eles não vão precisar passar humilhação no mercado com seus produtos, que às vezes não tinham valorização. Aqui a compra garante o sucesso da produção, do suor, das pessoas que acordam de madrugada e que trabalham para gerar riquezas para nós que moramos na cidade”, pontuou Tião Viana.

 

 “Aqui a compra garante o sucesso da produção, do suor, das pessoas que acordam de madrugada e que trabalham para gerar riquezas para nós que moramos na cidade", pontuou Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Aqui a compra garante o sucesso da produção, do suor, das pessoas que acordam de madrugada e que trabalham para gerar riquezas para nós que moramos na cidade”, pontuou Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, observa que não basta o Estado apresentar oportunidades de linha de crédito e incentivos. Magalhães lembra que também é preciso fortalecer a cadeia produtiva, seja do feijão, seja da farinha. “Aqui será o endereço das organizações sociais. Isso aqui é uma possibilidade de valorizar os produtos dos nossos produtores rurais do Juruá”, detalhou.

Valorizando o produtor

Os produtores que participaram da solenidade de entrega da nova sede da central de cooperativas demonstravam sua gratidão ao governo e às secretarias de Produção e de Indústria e Comércio.

Entre os cooperados que agradeceram, Antônio Azevedo, presidente da Camprucsul, disse que agradecia de coração o investimento que o governo fizera na sede das cooperativas e agradeceu principalmente ao apoio que sua cooperativa tem recebido das equipes da Seaprof e da Secretaria de Indústria e Comércio.

“Muito obrigado por acreditarem nos produtores rurais do Juruá, que há muito tempo só precisavam de uma oportunidade, e agora nós estamos recebendo”, comentou Antônio Azevedo.

A gratidão também foi o tom do discurso de João Silva Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Vale do Juruá. Ele ressaltou que os trabalhadores rurais vivem nas comunidades com mãos calejadas pelo trabalho diário e o investimento no prédio da central representa o respeito que o governo do Estado tem com esses trabalhadores.

“Mas esse prédio representa também um ganho na qualidade de vida dessas pessoas que produzem e precisam ter um local adequado para a comercialização. Com isso aqui eles só têm o trabalho de produzir e entrar em contato com o presidente de sua cooperativa, e ele fará toda a parte burocrática da comercialização e depois repassa o dinheiro da venda para a associação ou para o produtor individual. Isso, para nós produtores é um ganho incalculável, e nós somos muito gratos por esse investimento”, concluiu Nascimento.

A reforma do prédio, localizado próximo ao Mercado Municipal, foi financiada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter