Com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), entregou neste fim de semana 1,5 mil mudas de plantas de árvores frutíferas para o povo Huni Kuĩ da Aldeia Txanaya, terra indígena Hene Baria Namakia, no município de Feijó.
A entrega foi realizada como apoio à produção agroflorestal por meio da implementação dos Planos de Gestão em Terras Indígenas (PGTIs), no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).
A diretora dos Povos Indígenas, Nedina Yawanawa, falou da importância da ação no sentido de garantir alimento e oportunidade de trabalho e renda nas aldeias da região: “O governo cumpre mais um compromisso, que é essa entrega das mudas frutíferas. Nosso objetivo é fortalecer a terra, garantir a segurança alimentar, e também a conservação das áreas”.
Foram entregues mudas enxertadas de limão taiti, laranja, lima, tangerina ponkan, coco da praia, mudas de castanheira, maracujá, acerola e graviola.
Valmar Kaxinawa é agente agroflorestal na Aldeia Txanaya e morador do local. Ele falou da ação como forma de garantir alimento para seu povo. “Estamos aumentando o número de famílias. Precisamos alimentar as nossas famílias, nossas crianças. É importante também porque cada tipo de fruta tem um tipo de vitamina. Como trabalho na área florestal, acompanho os plantios fazendo as medições de espécies, falando um pouco da ecologia. Ficamos agradecidos em receber as mudas”.
O cacique Txuã Kaxinawa agradeceu a ação e disse que a doação das mudas vai fortalecer a terra indígena no sentido de trabalho e alimento.
“Essas mudas frutíferas que recebemos da Semapi vão trazer esse complemento e incentivo para termos os nossos plantios. Agradecemos muito a Semapi. Isso faz parte da nossa segurança alimentar e nossa saúde para garantir a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou.