Governo entrega microscópios para fortalecer ações de combate à malária no Juruá

O Centro de Educação Profissional (Cedup), em Cruzeiro do Sul, foi o local escolhido pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para entregar novos microscópios que reforçarão as unidades de saúde do Vale do Juruá no combate à malária.

Ao todo, 22 equipamentos foram entregues aos municípios da regional do Juruá nesta sexta-feira, 9. “A vinda desse material é a última remessa de um investimento de mais de R$ 2 milhões que o Ministério da Saúde destinou ao Acre para combater à Malária Falciparum. Em julho de 2018, foram entregues camionetes, motocicletas, pulverizadores e computadores a municípios do Estado”, informou a secretária-adjunta de Atenção à Saúde, Adriana Lobão.

A entrega dos 22 microscópios foi realizada na manhã desta sexta-feira, 9, em Cruzeiro do Sul pela Sesacre. Foto: Diego Silva/Secom

No acumulado de janeiro a junho de 2020, a segunda maior cidade do Acre registrou 3.289 casos. Quando comparado ao mesmo período, 2021 traz uma redução de 29% no número de casos, com 2.333 pessoas acometidas pela doença.

Microscópios irão fortalecer as ações no Juruá Foto: Diego Silva/Secom.

Para o secretário municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Agnaldo Lima, o suporte oferecido pela gestão estadual é de fundamental importância para dar continuidade aos trabalhos de vigilância e fiscalização da doença. “Os 12 microscópios que o município recebeu vão fortalecer as ações das nossas unidades básicas de saúde. Eles vêm suprir a demanda e vão nos ajudar a melhorar nossos serviços”, pontuou.

Os novos equipamentos vêm fortalecer as ações de combate à malária nos municípios do Juruá. Foto: Diego Silva/Secom.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mâncio Lima, Joice Mota, houve uma queda de 60% nos casos de malária na cidade. Ela explica que a parceria com o governo foi fundamental para a conquista do bom resultado. “Com esse suporte, será possível oferecer à população um diagnóstico mais eficiente e ágil dos casos”, analisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter