Em mais uma ação realizada pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), o governo do Estado entregou equipamentos de cabeleireiro, manicure, eletricista e manipulação de alimentos para mais de 200 famílias oriundas do programa Bolsa Família e perfil CadÚnico. A solenidade foi realizada em frente ao Palácio Rio Branco, na manhã desta terça-feira, 27.
Foi o governador Tião Viana quem criou a SEPN visando dar uma chance de emprego e renda para quem mais precisa. Só no primeiro mandato, mais de 15 mil famílias foram contempladas. E para os próximos quatro anos a expectativa é de que mais 20 mil equipamentos sejam entregues.
“Já temos assegurado que 200 famílias recebam por mês um pequeno negócio e a partir de julho este número vai saltar para 300 famílias por mês. Muitas pessoas têm determinação e só querem uma oportunidade. E será isso o que daremos para elas”, disse o governador Tião Viana.
O senador Jorge Viana destinou uma emenda parlamentar de R$ 1,7 milhão para apoiar as ações da SEPN. “É uma felicidade muito grande de uma família poder ter seu negócio, sua renda. É de renovar a fé, a esperança e a confiança”, ressalta o senador.
Vidas que mudarão e outras que já mudaram
Uma das beneficiadas pela entrega é Rejane Loureiro. Ela sonhava com uma maneira de poder melhorar a renda da família. Correu atrás da oportunidade antes mesmo dela ser oferecida e conseguiu uma vaga no curso de corte e costura oferecido pelo governo. “Sempre quis poder fazer algo, agora que apareceu a chance, espero que consiga melhorar minha renda um pouco. Já avisei as vizinhas todas que vou estar costurando pra fora”, revela uma animada Rejane.
Se Rejane comemora sua chance de mudança, Cícero Dantas já colhe frutos nunca antes imaginados. Quando a filha passou no curso de Odontologia, Cícero não conseguiu encontrar um jaleco que fosse do tamanho dela. Ele e a mulher resolveram fazer um. Animados com o resultado e vendo ali uma oportunidade, procuraram orientação junto à SEPN para formalizar um negócio e ganharam o curso de corte e costura. O resultado foi impressionante. “Hoje nós não estamos dando conta da quantidade de pedidos”, comenta Cícero.
O trabalho da SEPN beneficia tanto pessoas individualmente quanto aqueles que surgem em grupos como associações e cooperativas. Segundo o secretário Henry Nogueira: “Vocês [os beneficiados] vão crescer, o Acre vai crescer. Há 25 anos, quando eu era criança lá na Sobral, ninguém olhava pela gente. Agora temos um governo que olha para a população”.