Nesta terça-feira, 25, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, entregou para doze comunidades de Sena Madureira e Bujari os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) – maquinários, implementos agrícolas e insumos -, beneficiando diretamente 338 famílias. O investimento foi de mais de R$ 1,4 milhão.
Raimundo Silva de Barros viajou 36 horas em um barco pequeno, subindo o Rio Iaco para participar da entrega dos PDCs, roçadeiras, plantadeiras, sementes de mucuna, debulhador manual, beneficiadora de arroz e barco com motor. As comunidades de Amapá Margem e Santa Ana foram contempladas com uma reforma do galpão de armazenamento da produção.
Segundo Barros, o esforço valeu a pena, já que tudo é destinado ao uso coletivo e vai fortalecer a produção, que irá beneficiar mais de 200 pessoas que compõem as duas comunidades. “Eu estou muito satisfeito porque finalmente estão olhando para as pessoas mais necessitadas de apoio”, disse Barris, que preside a Associação dos Produtores e Moradores da Reserva Chico Mendes, em Sena Madureira.
“Este é um importante incentivo para o produtor melhorar suas condições de trabalho. Estamos sendo contemplados após reivindicações que estão sendo atendidas”, disse José Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira. Nessa ação do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre, o ProAcre naquele município beneficiou 1.235 pessoas.
“Esse é um compromisso que foi assumido pelo governo do Acre para proporcionar maior inserção das comunidades rurais no desenvolvimento regional. É fomentando políticas públicas que o governador Tião Viana busca a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais”, explicou Lourival Marques.
Lembrando que Sena Madureira comemora 108 anos este mês, o prefeito Nilson Areal disse que esse é o resultado de um olhar diferenciado do governo do Estado às comunidades mais isoladas. “Podemos comemorar porque o governo tem preocupação com seus cidadãos”, afirmou.
Moradores da Reserva Estadual do Antimary são contemplados
No total, 455 pessoas da Floresta Estadual do Antimary, em Bujari, foram beneficiadas com mudas de espécies madeireiras e frutíferas, sementes de mucuna e feijão, máquinas plantadeiras, roçadeiras, beneficiadora de arroz, equipamentos para casas de farinha e para construção de viveiro de mudas, e reforma de galpão de armazenamento, entre outros materiais de consumos para capacitação.
Com um investimento de mais de R$ 800 mil do ProAcre, o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, lembrou que as ações do governo do Estado seguem as decisões discutidas junto com as comunidades. “Os recursos são aplicados após discussão com as comunidades, atendendo uma decisão de um coletivo”, disse.