Governo entrega filtros de cerâmica em Assis Brasil

Entrega faz parte do fortalecimento das ações básicas de saúde

A água que consumimos precisa de tratamento adequado. Pela água, inúmeras doenças podem ser transmitidas e cuidados simples podem salvar vidas. Mas, num estado onde boa parte da população mora em áreas de difícil acesso, levar água encanada e tratada às torneiras de cada casa é uma tarefa difícil. Para garantir o acesso a água potável em condições adequadas à saúde, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, entregou em Assis Brasil 600 filtros cerâmicos, que serão distribuídos pela prefeitura para famílias que não são atendidas por este serviço.

ruas_do_povo_em_assis_brasil_foto_sergio-vale_10.jpg

“Pode parecer uma ação simples ou sem importância, mas esses filtros evitam contaminações por verminoses e outras doenças de veiculação hídrica

 

Segundo a secretária de Saúde, Suely Melo, a proposta do governo é fortalecer as ações básicas de saúde. “Pode parecer uma ação simples ou sem importância, mas esses filtros evitam contaminações por verminoses e outras doenças de veiculação hídrica. Os índices de mortalidade infantil vão cair ainda mais porque as crianças vão ter acesso a uma água saudável”, ressaltou.

O Acre já  atingiu as metas do milênio estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a mortalidade infantil. “Mas é preciso avançar mais. Não se pode parar quando o assunto é salvar vidas humanas. Imaginem quantas perdas podem ser evitadas com o consumo de água tratada”, destacou o governador Tião Viana.

Através do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre) serão implantadas equipes de saúde da família móvel em áreas geograficamente isoladas do Estado, sem acesso a serviço de saúde, especialmente em unidades de conservação, terras indígenas e projetos de assentamento em áreas rurais e nas cidades, em áreas com alta vulnerabilidade e risco social.  Nestas áreas serão distribuídos filtros e barcos para que as populações possam ter acesso a água tratada. O programa prevê a distribuição de filtros também no Bujari (566) e em Xapuri (266).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter