A telemedicina tem se mostrado uma ferramenta crucial para a qualificação da assistência em saúde no Acre. A oferta desses serviços nos locais mais remotos do estado está transformando a forma como a população acessa os cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Buscando fortalecer a Atenção Básica com o serviço de telediagnóstico em todas as regionais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou a entrega de equipamentos nesta terça-feira, 28, na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco. Os novos aparelhos serão utilizados na oferta de telerretinografia e da tele-espirometria.
“Conforme determinado pelo governador Gladson Cameli, estamos entregando esses equipamentos que consolidarão o serviços da telessaúde, levando assistências aos municípios de difícil acesso como o Jordão, Santa Rosa, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, que terão especialistas por meio da tecnologia”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
Os equipamentos foram adquiridos como parte da emenda parlamentar de quase 1 milhão de reais, destinada pelo então deputado federal, Alan Rick, que atualmente cumpre o mandato de senador da República pelo estado.
“Temos procurando atender às necessidades da população, e entendemos os desafios de se ofertar uma saúde de qualidade a todos. Com a telemedicina, a população tem acesso aos cardiologistas, endocrinologistas e reumatologistas, por exemplo. Então, me sinto feliz em contribuir com mais esse investimento na saúde do nosso estado”, expressou o senador Alan Rick.
A coordenadora-geral do Telessaúde no Acre, Mônica Moraes, reforça que com os novos equipamentos a população é a maior beneficiada. “Com esse serviço teremos quase toda a população do estado atendida, seja localmente, seja por intermédio da regional. Os equipamentos permitirão a realização de exames que antes eram feitos exclusivamente em Rio Branco. Então, é um ganho para o estado, mas principalmente para a população”, disse.
Novos equipamentos
Foram entregues cinco retinógrafos portáteis, que serão implantados nos municípios de Rio Branco, Tarauacá e Sena Madureira, e um ficará disponível no Laboratório de Telessaúde Acre, para atender os demais municípios na modalidade itinerante, além da entrega de três câmeras retinal digital e onze espirômetros, que serão destinadas as três regionais de saúde do estado.
Os equipamentos de retinografia são utilizados para identificar doenças oftalmológicas como a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a doença degenerativa macular proveniente da idade. Com os espirômetros, o estado assistirá de forma mais rápida a população que sofre com problemas de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e os sequelados da covid-19.